Secretaria Municipal de Educação e entrega kits pedagógicos antes do início do ano letivo
Encontro antecedeu o retorno às aulas, com orientações sobre a organização das salas e entrega de materiais pedagógicos aos profissionais que atuam nos 28 CMEI’s do município
Na véspera do retorno às aulas, a Secretaria Municipal de Educação promoveu um momento especial de acolhida da equipe pedagógica do município. A iniciativa teve como objetivo fortalecer vínculos, alinhar práticas pedagógicas e preparar os profissionais para o início do ano letivo, reafirmando o compromisso com uma educação humanizada e de qualidade nos 28 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s).
Durante o encontro, além da entrega de kits pedagógicos, os profissionais receberam orientações sobre a organização das salas de aula e do período letivo, com repasse de diretrizes pedagógicas que contribuem para a construção de ambientes acolhedores, funcionais e estimulantes ao desenvolvimento das crianças. As orientações abordaram desde a disposição dos materiais até aspectos importantes para o bom andamento do ano letivo, sempre em parceria com a Secretaria de Educação.
Foram entregues caixas com materiais não estruturados, que são recursos educativos versáteis, sem uma função pré-determinada, utilizados para estimular a criatividade, a imaginação, a autonomia e o pensamento crítico das crianças. Esses materiais permitem que os alunos explorem livremente diferentes possibilidades de uso, construindo aprendizagens por meio da experimentação e do brincar. A
s caixas são compostas por itens como peneiras, grampos, funis, recipientes variados, entre outros objetos. Além disso, os 28 CMEI’s do município também estão recebendo pacotes de LEGO, distribuídos em três diferentes tipos, ampliando as possibilidades pedagógicas e fortalecendo o trabalho com raciocínio lógico, cooperação e criatividade em sala de aula.
A secretária municipal de Educação, Rosana Schwartz, destacou que a entrega dos materiais aconteceu de forma integrada ao momento de alinhamento pedagógico. “Juntamente com a primeira reunião de alinhamento voltada aos profissionais da pedagogia dos CMEI’s, realizamos também a entrega dos kits de materiais pedagógicos. Esses materiais têm como objetivo auxiliar os educadores no desenvolvimento das suas propostas pedagógicas de exploração, ampliando as possibilidades de aprendizagem e favorecendo o desenvolvimento integral das nossas crianças”, afirmou.
Para a pedagoga Josiele Maria Daneliu, do CMEI O Mundo da Criança, os novos materiais representam um avanço significativo no trabalho pedagógico. “Com certeza esse kit vai fazer muita diferença no dia a dia das crianças, principalmente pensando na questão dos materiais não estruturados, que trazem o brincar e despertam o imaginário. Esse material é muito rico, nós já estávamos esperando e muito ansiosos pela chegada. Esperamos contribuir com muitas vivências para as crianças ao longo deste ano utilizando esses recursos”, destacou.
A tutora pedagógica Júlia Cristina Manfio ressaltou a importância do encontro realizado no auditório da Secretaria de Educação. “Hoje tivemos o primeiro encontro com as pedagogas dos CMEI’s. Esse momento é fundamental para, já no início do ano, repassarmos orientações sobre a organização das salas de aula, do período letivo e outros aspectos importantes para o bom andamento do ano com as nossas crianças, sempre visando um trabalho de qualidade em parceria com a Secretaria de Educação”, explicou.
Durante a acolhida, o prefeito Denilson Baitala também destacou a importância das profissionais da educação infantil na construção do futuro do município. “Precisamos estar cada vez mais próximos de vocês, porque são a engrenagem fundamental para pensarmos uma Guarapuava mais próspera, mais humana e preparada para o futuro. São vocês que têm o primeiro contato com as nossas crianças”, afirmou.
A ação reforça o investimento contínuo da Secretaria Municipal de Educação na valorização dos profissionais e na oferta de recursos pedagógicos que contribuem para práticas inovadoras, significativas e alinhadas às necessidades do desenvolvimento infantil, garantindo um início de ano letivo ainda mais preparado e acolhedor para toda a comunidade escolar.
