“Pergunte ao Cientista”: Unicentro leva ciência de forma divertida para escolas de Guarapuava
O projeto tem como foco crianças de 5 a 10 anos e busca responder, de forma lúdica, as dúvidas delas sobre a natureza, os fenômenos científicos e o mundo que as cerca
Despertar a curiosidade, incentivar o pensamento crítico e aproximar as crianças do universo da ciência. Com esse propósito, o Departamento de Química da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Bioenergia (PPGB), lançou o projeto de extensão “Pergunte ao Cientista”.
A iniciativa, coordenada pelo professor André Gallina, conta com o apoio da professora Daiane Finger, ambos do Departamento de Química, e do professor Rodrigo Oliveira Bastos, do Departamento de Física. O projeto tem como foco crianças de 5 a 10 anos e busca responder, de forma lúdica e acessível, às suas dúvidas sobre a natureza, os fenômenos científicos e o mundo que as cerca.

Para o professor André, o despertar da criança para a ciência tem que ser nutrido por toda sua vida escolar. “O projeto tem o objetivo de manter essa criança empolgada com a ciência ao longo do ensino fundamental, ensino médio e que eles venham fazer a universidade, posteriormente, cultivando essa empolgação”, frisou o docente.
A primeira ação do projeto foi realizada na Escola Maple Bear, em Guarapuava, atendendo alunos do 1º e 2º ano do ensino fundamental. A atividade foi recebida com muita interação, curiosidade e diversão. Para a coordenadora pedagógica da escola, Letícia Liz, o evento foi muito proveitoso para as crianças.
“A escola acredita ser extremamente importante a inserção da universidade para incentivar e motivar as crianças, instiga a curiosidade e a resolução de problemas por outros vieses. Além de trazer a conexão entre a teoria e a prática de um modo lúdico e divertido”, afirmou.
O objetivo é expandir o projeto para todas as escolas públicas e privadas de Guarapuava, levando o conhecimento, encantamento e ciência para os pequenos. O time de cientistas, além dos professores, conta com alunos do curso de Bacharelado em Química e com pós-graduandos do PPGB da Unicentro.
Para tornar o encontro ainda mais atrativo, cada participante se caracteriza como um “cientista maluco”, assumindo um alter ego e a responsabilidade por explicar um tema, experimentos ou responder uma pergunta feita pelas crianças, como um teatro.

Além das conversas e das dinâmicas, a atividade tem um momento especial, momento em que cada criança escreve uma carta com suas dúvidas para que os cientistas da Unicentro respondam posteriormente, fortalecendo o vínculo entre a universidade e a comunidade escolar.
O projeto é voluntário e está aberto para receber participantes a todo o momento. Os alunos da área das ciências exatas ou biológicas que queiram fazer parte do time de cientistas malucos, é necessário apenas entrar em contato com o Departamento de Química ou o PPGB.
Se você é um pesquisador ou professor da Unicentro e tem interesse em responder a algumas das dúvidas escritas pelas crianças, basta responder o formulário. A equipe do projeto entrará em contato e os cientistas cadastrados receberão, eventualmente, uma cartinha com perguntas e curiosidades relacionadas à sua área de atuação, para que possam responder e estimular o interesse das crianças pela ciência.