Guarapuava oferece modalidade de ensino EJA para jovens e adultos
Secretaria de educação disponibiliza aulas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, garantindo acesso à educação e novas oportunidades
A Secretaria Municipal de Educação convida a população que não teve a oportunidade de concluir o Ensino Fundamental, na idade adequada, para participar do programa Educação de Jovens e Adultos (EJA). O município oferece aulas do 1º ao 5º ano, garantindo acesso gratuito ao ensino e incentivando a retomada dos estudos.
A pedagoga Simone Nogueira Ribas, explica que a EJA é realizada no período noturno, das 18h30 às 21h45, horário adaptado para atender jovens e adultos que trabalham durante o dia. As aulas ocorrem na Escola Municipal Carmem Teixeira Cordeiro e na Escola Municipal Princesa Isabel, na Colônia Vitória, em Entre Rios.
A EJA é voltada para jovens, adultos e idosos que desejam aprender a ler, escrever e ampliar seus conhecimentos, fortalecendo a autoestima e criando novas oportunidades no mercado de trabalho. As aulas são realizadas em escolas da rede municipal, com professores capacitados para atender às necessidades de cada estudante.
“Com a oferta da EJA, estamos convidando todos a se matricularem no programa, tanto aqui no município quanto no distrito da Colônia Vitória. Muitas vezes, por algum motivo, a pessoa não conseguiu concluir os estudos ou sequer iniciar. Agora é o momento para que todos possam voltar a estudar ou começar essa jornada”, destacou a professora Cristina Guerra.
O convite, feito pela professora, reforça a importância da educação como caminho para novas oportunidades e para a realização de sonhos, independentemente da idade. Um exemplo é a aluna Lucila, de 52 anos, que relata que, na sua época, estudar era muito difícil.
“Nós éramos nove irmãos e não havia como se locomover. Não tinha ônibus, não tinha como sair para estudar. Meus pais eram muito pobres e não tinham condições de manter os nove filhos na escola. Fiquei mais de quarenta anos sem estudar e, para mim, isso era uma escuridão. Agora, voltei a enxergar. Clareou a minha memória, a minha maneira de ver as coisas, e eu aconselho todas as pessoas a voltarem a estudar. O estudo é algo que ninguém tira de nós”.
Para realizar a matrícula no programa EJA, os interessados devem se dirigir a um dos seguintes locais
- Escola Municipal Carmem Teixeira Cordeiro (Bairro Batel)
- Escola Municipal Princesa Isabel (Colônia Vitória)
Horários:
- Das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h
Documentos necessários:
- RG e CPF
- Comprovante de endereço atualizado
- Comprovante de escolaridade
Para mais informações:
- (42) 3242-1352 (Whatsapp) – Escola Carmem Teixeira Cordeiro
- (42) 3142 1402 (Whatsapp) – Escola Princesa Isabel