Feira do produtor teve recorde de participantes

No final de semana (14 e 15), foi difícil passar pela grande estrutura montada na Praça Cleve e não ficar admirado com a movimentação. Foi a Feira Regional da Agroindústria Familiar, promovida pela Secretaria de Agricultura de Guarapuava e o Sebrae, que se consolida a cada realização. Na segunda edição, realizada no primeiro semestre do ano, foram 50 expositores. Desta vez, o número chegou a 88, sendo 70% do município, além de outras regiões do Paraná.

Demos a oportunidade e os produtores abraçaram o empreendimento. O aumento significativo na participação é fruto deste trabalho sério, com foco no desenvolvimento e geração de renda, diz o prefeito Cesar Silvestri Filho.

Na feira, produtos para todos os gostos: queijos, mel, embutidos, temperos, vinhos, diversas massas, conservas, temperos, cerveja artesanal e panificados. A comerciante Adélia Mitelstelsdd levou uma variedade de doces sem glúten e sem lactose. Doceira há 30 anos, ela avalia este como o melhor momento da carreira, já que além da Feira da Agroindústria, também participa da Feira do Produtor. Com os dois eventos, ampliei a renda e me sinto mais valorizada no mercado. É um orgulho, comenta.

Os visitantes ainda puderam conferir diversas opções de flores, plantas e artesanato, como das participantes do Projeto Orquídea, desenvolvido pela Secretaria de Políticas para as Mulheres. Também teve a praça de alimentação.

O feirante Egon Wegner expôs em todas as edições da Feira da Agroindústria. De acordo com ele, percorrer cada um dos 350 km que separam Guarapuava do município de Rolândia, onde vive e produz panificados com a família, vale a pena. Participei e vou participar sempre. Pela recepção, pelas amizades e, claro, porque a comunidade se envolve e adquire os produtos, comemora.

O movimento chamou a atenção da vendedora Noeli de Jesus Abreu. Ela resolveu conferir as novidades do evento e se surpreendeu com o sushi da dona Marlene e as delícias da comida baiana. É diferente do que estamos acostumados e por um preço acessível. Adorei, opina.

Os produtores vêm na feira uma oportunidade de se lançar no mercado e ampliar a renda. Além disso, para a comunidade, oferecemos o que mercados em geral não possuem. Também prezamos pela qualidade em cada produto. Tudo isso resulta em uma feira que, mesmo em meio a tanta chuva, foi um sucesso, avalia o secretário de Agricultura, Itacir Vezzaro.