Confiança do empresário do comércio paraense cai 1,4% em dezembro

Micro e pequenos empreendedores são os menos motivados para este fim de ano

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) paranaense caiu 1,4% em dezembro. Com 105,4 pontos, o indicador da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) teve decréscimo na passagem de novembro para dezembro, a primeira queda neste segundo semestre.

Na comparação com dezembro de 2022 a retração é ainda mais expressiva, com baixa de 15,2%, o que demonstra a apreensão dos empresários paranaenses em relação às vendas deste fim de ano.

Entre os fatores avaliados o que mais diminuiu foram as Expectativas do Empresário do Comércio (IEEC), que ficaram em 134,5 pontos, e apresentaram redução de 3,1% na variação mensal. A avaliação que os comerciantes paranaenses fazem das Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC) caiu 1,4% e ficou em 74,2 pontos, sendo, portanto, considerada insatisfatória por estar abaixo da margem de 100 pontos.

Mesmo com a redução do ICEC de modo geral, os empreendedores do estado ainda planejam realizar investimentos. Com 107,4 pontos, o fator Investimentos do Empresário do Comércio (IIEC) cresceu 1% em relação a novembro, com ênfase em incrementos em infraestrutura, instalações e processos, aspecto que aumentou 2,1% na variação mensal.

O Paraná segue o movimento nacional, que também foi de redução, e marca 108,9 pontos na média brasileira. Os micro e pequenos empreendedores do estado são os menos motivados para este fim de ano: entre as empresas com até 50 colaboradores do ICEC baixou 1,5%. Já entre os dirigentes de médios e grandes estabelecimentos houve alta de 3,5%.

Fonte: Fecomércio-PR