Serviços se destaca como único setor em expansão no saldo de empregos do Paraná em outubro

Mesmo com desaceleração geral do mercado de trabalho, serviços avançam 71,8% na comparação anual, segundo análise do Caged

A análise da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) sobre os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego, mostra que o Paraná gerou 7.961 novos empregos formais em outubro de 2025. O resultado decorre de 173.705 admissões e 165.744 desligamentos no período. Embora positivo, o saldo é 20,2% inferior ao registrado em outubro de 2024, quando foram criadas 9.974 vagas.

Entre os setores da economia, o desempenho mais expressivo veio dos serviços. O segmento abriu 5.579 postos de trabalho em outubro, o único a apresentar crescimento de 71,8% em relação ao mesmo mês do ano anterior.

O comércio também apresentou saldo positivo, com 994 novas vagas, mas em ritmo bem mais moderado. Em outubro de 2024, o setor havia criado 2.798 empregos formais, o que representa queda de 64,5% em relação ao mesmo mês do ano anterior.

Segundo o assessor econômico da Fecomércio PR, Lucas Dezordi, o resultado confirma a expectativa de desaceleração no mercado de trabalho no país. “O ambiente econômico mais desafiador tende a limitar a capacidade de expansão das empresas ao longo dos próximos meses. Ainda assim, setores como comércio e serviços devem registrar novas contratações para suprir o aumento da demanda no fim do ano, porém em volume menor do que no ano passado”, avalia.

Dezordi observa que, mesmo com o saldo mais baixo no comércio, o nível de ocupação permanece elevado. “Apesar do saldo do emprego no setor de comércio estar menor na comparação com o ano anterior, temos um estoque de trabalhadores contratados maior. Na prática, estamos observando uma acomodação do mercado de trabalho formal na economia paranaense, mas ainda operando acima do seu nível de pleno emprego”, pondera.

Fonte: Fecomércio-PR

Deixe um comentário