Selo Ouro: Guarapuava é destaque estadual pelo atendimento aos pequenos negócios
Reconhecimento, pelo Sebrae, reforça o papel do município no fortalecimento do empreendedorismo e do desenvolvimento econômico
Guarapuava conquistou o Selo Ouro do Sebrae, reconhecimento estadual que atesta a excelência no atendimento aos pequenos negócios por meio da Sala do Empreendedor. A certificação foi entregue durante evento promovido pelo Sebrae e destaca o município pelo alto padrão de qualidade, eficiência e comprometimento no suporte aos empreendedores locais.
A certificação é concedida a partir de uma metodologia baseada em pilares e critérios específicos, que avaliam indicadores como qualidade do atendimento, estrutura, processos, integração com parceiros e impacto junto aos empreendedores. As instituições são reconhecidas conforme a pontuação obtida, nas categorias Ouro, Prata e Bronze, em nível estadual, e Diamante, em nível nacional.
Segundo a diretora da Agência do Empreendedor, Valesca Borchardt Knopp, o selo segue critérios técnicos rigorosos e exige comprovação de cada etapa do trabalho desenvolvido. “O selo é conforme a pontuação, cada requisito tem uma pontuação, e precisamos enviar evidências de cada coisa. Ele acaba sendo um norte para realizarmos os nossos atendimentos na Agência”, explicou.
O Selo Ouro reforça o protagonismo de Guarapuava no fortalecimento do ambiente de negócios e evidencia o trabalho desenvolvido em parceria com o Sebrae, voltado à modernização dos serviços públicos e à ampliação do apoio aos micro e pequenos empreendedores.
Para Valesca, a conquista representa muito mais do que um prêmio institucional. “O sentimento é maravilhoso. É uma emoção porque é referente ao trabalho que a gente realiza durante todo o ano. É muito gratificante ter esse reconhecimento e ver que todo o esforço valeu a pena”, destaca. Ela ressalta ainda o trabalho coletivo da equipe. “Não é um trabalho que a gente faz sozinho. Todos os atendentes e colegas participam, cada um fazendo a sua parte, para que a gente consiga chegar nesse resultado”, afirmou.
A participação no programa proporciona uma série de benefícios tanto para o município quanto para os empresários atendidos. Entre eles estão a valorização das equipes, a captação de novos clientes, o aumento da satisfação dos usuários e o acesso a capacitações contínuas oferecidas pelo Sebrae.
Além disso, o município passa a contar com consultorias especializadas para melhoria de processos, atendimento mais amplo e qualificado e ampliação das soluções em gestão empresarial, contribuindo diretamente para o crescimento sustentável dos pequenos negócios.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Júlio Agner, o reconhecimento reflete um trabalho estruturado e integrado dentro da administração municipal. “Nós temos vários indicadores a cumprir. Começa pela parte legislativa, envolve outros departamentos da prefeitura, como Finanças, responsável pelos protocolos e abertura de empresas. É um conjunto de serviços que precisa funcionar com excelência”, destacou.
Ele destaca que o selo representa o monitoramento constante da qualidade dos atendimentos. “Esse selo de qualidade representa o cumprimento com a excelência de diversos serviços, desde a abertura de empresas até as orientações prestadas pela Agência do Empreendedor, e tudo isso é monitorado”, pontua.
O secretário ressalta ainda a seriedade do processo de avaliação. “Os indicadores são muito sustentáveis e reais. Além da parte formal, existe a avaliação por meio do ‘cliente oculto’, que testa o atendimento telefônico e presencial, muitas vezes sem que o atendente saiba que está sendo avaliado”.
