Guarapuava recebe mais de R$ 1,2 milhão para ampliar apoio a artistas e projetos culturais
Valor é proveniente da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura e será aplicado por meio de editais para impulsionar a produção artística da cidade
A Secretaria de Cultura de Guarapuava foi contemplada com R$ 1.286.065,15 provenientes da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). Com esse valo, ela terá condições de apoiar projetos, eventos, espaços culturais, artistas e demais agentes da cadeia produtiva da cultura local. A expectativa é que a aplicação do recurso promova não apenas a fruição artística, mas também a diversidade cultural, o fortalecimento da identidade local e o desenvolvimento econômico do setor.
A secretária municipal de Cultura, Rossana Campello, destacou que o município só conseguiu receber o recurso porque está com toda a estrutura cultural organizada e regularizada.
“Nós recebemos esse recurso porque Guarapuava está com o Sistema Municipal de Cultura totalmente estruturado. Temos o Conselho Municipal de Cultura atuante, o Plano Municipal de Cultura já elaborado e aprovado, além do Fundo Municipal de Cultura ativo. Esse conjunto, que chamamos de ‘CPF da Cultura’, é fundamental para que o município possa acessar recursos federais como a Política Nacional Aldir Blanc.”
O recurso federal é destinado à promoção e ao desenvolvimento das artes, manifestações culturais e atividades culturais no município ao longo de 2026. A partir de agora as equipes técnicas e os pareceristas irão organizar os editais para que os interessados possam participar e ter acesso aos recursos.
Para Rossana Campello, o recurso representa um avanço importante para o setor cultural do município. “O recurso de fomento da Política Nacional Aldir Blanc – Ciclo 2, representa um importante incentivo para artistas e agentes culturais, garantindo investimento direto por meio de editais públicos”, esclareceu a secretária.
“Essa política fortalece a produção cultural, amplia oportunidades, gera trabalho e movimenta a economia criativa, além de valorizar a diversidade artística e a produção cultural da nossa cidade. Mais do que um recurso financeiro, é um compromisso com a cultura e com a identidade do nosso povo. A arte e a cultura seguem em movimento, inspirando e transformando toda a comunidade”, completou.
Como os recursos serão aplicados
Os investimentos serão distribuídos por meio de quatro editais:
Edital 1 – Artesanato
Voltado aos artesãos de Guarapuava, contemplará:
artesanato turístico, tradicional, local ou identitário, temático, sustentável, artístico ou contemporâneo, utilitário, social/comunitário e institucional.
O foco é atender especialmente os artesãos, considerados um público mais vulnerável e que historicamente possui menos oportunidades de acesso a recursos.
Edital 2 – Movimento Hip-Hop
Contemplará as seguintes vertentes:
MC/Rap, DJ, Breaking (B-Boy/B-Girl), Grafitti e danças urbanas.
Edital 3 – Multiarte (Multiáreas)
Voltado a diversas linguagens culturais, como música, dança, artes visuais, literatura/livro, teatro, audiovisual e demais expressões artísticas.
Edital 4 – Pontos e Pontões de Cultura
Destinado a entidades reconhecidas como Pontos de Cultura no município. Atualmente, Guarapuava conta com 37 pontos de cultura ativos.
O que é a PNAB
A Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), instituída pela Lei nº 14.399/2022, é uma política pública federal que tem como objetivo estruturar e ampliar o financiamento à cultura em todo o Brasil de forma contínua, com repasses específicos aos estados, Distrito Federal e municípios.
