Golpes online estão sendo aplicados em nome da Sanepar
Procon de Guarapuava já recebeu três denúncias de tentativas de golpe com sites falsos
A Prefeitura alerta a população sobre casos de golpe que tem sido praticado em nome da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). Até agora, chegaram ao Procon de Guarapuava três denúncias de consumidores que foram vítimas da tentativa de fraude, que ocorreu ao buscarem segunda via da fatura pela internet.
Segundo o Procon, os golpistas criam páginas falsas que simulam o site oficial da Sanepar. Ao acessar esses sites fraudulentos, o consumidor acaba gerando um boleto bancário com informações falsas. Ao realizar o pagamento, o valor não é destinado à Sanepar e o consumidor perde o dinheiro, continua com a dívida ativa, corre o risco de ter os serviços suspensos por falta de pagamento e ainda fornece seus dados pessoais aos golpistas, o que pode originar outras fraudes.
A prefeitura destaca que os crimes virtuais têm se tornado cada vez mais sofisticados, o que exige atenção redobrada por parte da população, especialmente no momento de realizar pagamentos e acessar serviços online.
O superintendente do Procon, Raphael Virmond, alertou sobre os cuidados. “Para não cair nesses golpes, a orientação é de que deve-se entrar direto no site da Sanepar sem pesquisar no Google para não correr o risco de entrar no site fraudulento que é igual ao oficial”, explicou.
O Procon Guarapuava orienta:
- Sempre acesse o site oficial da Sanepar AQUI
- Utilize os canais oficiais de atendimento
- Teleatendimento: 0800 200 0115
- WhatsApp da Sanepar: (41) 99544-0115
