Na internet, cultura do Paraná mantém ritmo no primeiro semestre

Streaming, editais e produções online mantiveram ativa a agenda cultural do Estado

A Cultura do Paraná teve um primeiro semestre desafiador, mas continuou se reinventando, mesmo com os impactos da pandemia e as instituições fechadas para o público até junho de 2021. Todas as instituições, no entanto, mantiveram um ritmo acelerado de produções online.

“Este ano, com experiência acumulada em 2020, nossas instituições voltaram-se para a produção online para manter vivo o interesse do espectador e a conexão que sempre tiveram com o público. Encontramos outras formas de manter a vitalidade, nos preparando para um segundo semestre de retomada”, salientou a superintendente-geral da Cultura, Luciana Casagrande Pereira.

Entre as novidades estão uma nova plataforma. A secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura, via superintendência-geral da Cultura, lançou, oficialmente, em junho de 2020 a Paraná Cultura, plataforma audiovisual de acesso gratuito para que artistas paranaenses sejam vistos e ouvidos em todo o Brasil.

Ela faz parte do Pacote Emergencial de apoio ao setor cultural, lançado em maio de 2020. Trata-se de uma plataforma que disponibiliza em forma de streaming e arquivo as obras que foram produzidas com recursos dos editais Cultura Feita em Casa e Licenciamento de Obras Audiovisuais – ambos parte do Pacote Emergencial – e, em um segundo momento, dos editais Cultura nas Redes – Licenciamento de Obras Literárias Digitais e Licenciamento de Conteúdo Digital, estes últimos parte da Lei Aldir Blanc.

A Paraná Cultura é uma ferramenta em constante expansão na qual é possível encontrar mais de mil vídeos e livros digitais, representando muito da produção cultural paranaense recente.

Editais – A SECC também lançou dois editais de fomento à Cultura no primeiro semestre. O concurso público Trilhando pelo Paraná é voltado a espetáculos infantojuvenis de companhias de circo-teatro ou pavilhão. O edital selecionou dez espetáculos de teatro itinerante, circo-teatro ou pavilhão para a apresentação no Estado em cem municípios com até cinco mil habitantes.

Após a circulação do espetáculo, cada companhia será premiada com R$ 30 mil, totalizando o valor de R$ 300 mil do concurso.

O Programa Paraná Cultural 2021 também contemplou projetos de pessoas físicas e jurídicas do Interior e Capital voltados ao público infantojuvenil aprovados pela Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Oficinas – O Centro Juvenil de Artes Plásticas (CEJAP) concentrou as atividades no sistema online, atendendo um total de 425 participantes em 17 oficinas, de mais de 70 cidades, oito delas de fora do Paraná. O número representa quase o dobro de alunos em relação ao mesmo período em 2020, quando contou com 220 alunos.

Além delas, as dez Oficinas de Inverno transmitidas online atraíram um grande público de fora de Curitiba, incluindo participantes do Nordeste e até mesmo da Europa.

Alcance – O Teatro Guaíra encerrou o primeiro semestre de 2021 atingindo um público de mais de 600 mil pessoas nas redes sociais, o equivalente a 287 Guairões lotados.

A temporada virtual 2021 incluiu grandes sucessos como o vídeo Valsa de Apartamento, do Balé Teatro Guaíra, e o projeto Café com Bach, colaboração entre a Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP) e o balé. Somente no mês de julho, foram 80 mil impressões no Instagram do Teatro Guaíra e 54 mil no da OSP.

Fechado para o público pela primeira vez em sua história, o Teatro Guaíra manteve a conexão com o público. O projeto Café com Bach, por exemplo, chegou a 17 mil paranaenses. Somente no YouTube, o vídeo Valsa de Apartamento atingiu sete mil espectadores.

A Orquestra Sinfônica teve alcance total nas redes sociais de 134 mil pessoas no primeiro semestre de 2021. No total, publicou 161 conteúdos online. Entre os destaques, há os concertos virtuais de Stravinsky e Schubert e o projeto OSP para Crianças.

Museus – No primeiro semestre de 2021, o Museu Oscar Niemeyer (MON) inaugurou sete exposições inéditas, duas exposições itinerantes, além das muitas atividades educativas online, realizadas desde o ano passado pelas redes sociais.

No semestre passado tiveram início duas novas atividades: MON ao Vivo (oficinas artísticas em tempo real por meio de videoconferências) e MON na Escola (versão reformulada e virtual do tradicional MON para Educadores).

Os visitantes do Museu Paranaense (Mupa) conheceram mostras inéditas com a reabertura. A exposição “Educação pela Pedra”, primeira parceria com a Fundação Joaquim Nabuco do Recife; a exposição Eu Memória, Eu Floresta: História Oculta, focada na história da erva-mate; a videoinstalação “Agrocorpus” e a mostra “Curitiba: Símbolos em Questão”, que expõe a iconografia da cidade.

O Mupa formatou uma intensa programação online, como a ação “Benzedeiras do Paraná: Mulheres de Fé”, com uma série de depoimentos postados em sete vídeos no YouTube do Museu.

Biblioteca – Em 2021, a Biblioteca Pública do Paraná intensificou suas ações culturais e de incentivo à leitura na internet, para manter o vínculo com os usuários e atendê-los de forma remota. Para comemorar 164 anos, a BPP lançou uma coleção digitalizada com mais de 40 títulos pelo selo Biblioteca Paraná, que pode ser baixada gratuitamente.

O selo também publicou, nas versões impressa e digital, o livro “Narrativas Gráficas Curitibanas: 210 Anos de Charges, Cartuns e Quadrinhos”.

A Biblioteca ainda mantém um trabalho permanente de incentivo à leitura nas redes sociais, sessões de contação de histórias para crianças e um fanzine online voltado para o público infantojuvenil.