Festival de Cinema Curucaca é lançado oficialmente em Guarapuava

O Festival ocorre de 3 a 7 de novembro, e promete uma programação diversificada em vários espaços da cidade

Na noite da última terça-feira (21), o cinema da Unicentro foi palco da cerimônia de lançamento do Festival de Cinema Curucaca, um evento que celebra a produção audiovisual e a cultura regional. O Festival ocorre de 3 a 7 de novembro, em Guarapuava, e promete uma programação diversificada em vários espaços da cidade, com exibições de filmes, oficinas, atividades culturais e encontros artísticos.

O evento é uma promoção da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), realizado em parceria com o Grupo de Pesquisa Círculo de Conversas sobre Linguagem, Comunicação e Artes (GCC), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), a Fundação Cultural Suábio-Brasileira, as secretarias de Cultura e de Turismo e Eventos da Prefeitura Municipal de Guarapuava, a PrFilm Commission e o Núcleo Regional de Cultura de Guarapuava da Secretaria Estadual de Cultura.

Segundo o agente regional de cultura do Estado do Paraná, Norbert Heinz, a criação do Festival de Cinema Curucaca nasceu do desejo coletivo de dar visibilidade às produções audiovisuais regionais. “Existia uma vontade dos municípios da região que tivessem um festival, um evento em que essas obras pudessem ser exibidas e premiadas. Foi aí que veio a ideia do Festival Curucaca — um nome que foge um pouco da araucária, da gralha azul ou do lobo-guará, e traz um animal mais comum e muito regional”, explica.

Norbert contou ainda que levou a proposta à Unicentro, que prontamente acolheu a ideia. “Apresentei o projeto à Direção de Campus, que chamou o professor Francismar e o departamento de Comunicação para colocar em prática o edital. A partir daí, a Unicentro, junto aos professores, realizou um movimento com os municípios da macrorregião Centro-Sul e de todo o Paraná, incentivando os agentes culturais a participar e inscrever suas obras”, destacou o agente.

Para o coordenador-geral do Festival de Cinema Curucaca, o professor Francismar Formentão, do Departamento de Comunicação Social da Unicentro, a realização do evento concretiza um antigo sonho. “Eu vim para Guarapuava trabalhar em 2008. Naquele ano, conheci a cidade, a região e pensei: aqui daria um festival de cinema muito legal. Fiquei com essa ideia na cabeça, mas ela acabou ficando adormecida por um tempo”, relembra.

Segundo o docente, o projeto ganhou força recentemente, com o surgimento da Lei Paulo Gustavo, que incentivou a produção de diversas obras audiovisuais no estado. “Quando o agente regional de cultura, o Norbert, me procurou sugerindo a criação de um festival, eu disse que também tinha essa vontade. Então, unimos os dois interesses — e assim nasceu o Festival Curucaca”.

O ponto alto do Festival Curucaca será a premiação dos filmes indicados ao Prêmio Curucaca, marcada para o dia 7 de novembro, no Centro Cultural Mathias Leh, localizado na Colônia Vitória, no distrito de Entre Rios. São 138 filmes inscritos e que concorrerão em 17 categorias.

Mais informações estão disponíveis no site do evento.

Deixe um comentário