Espetáculo ‘Reza’ do Grupo de Teatro da Unicentro é destaque de hoje no Fenata

A peça foi inspirada na pluralidade religiosa e nas benzedeiras de Guarapuava

O Uniteatro, que é o grupo de teatro da Unicentro, se apresenta nesta terça-feira (07), no palco do Festival Nacional de Teatro, em Ponta Grossa. A peça “Reza”, escrita e dirigida por Luan Sales, foi inspirada na pluralidade religiosa e nas benzedeiras de Guarapuava, importantes figuras no cenário religioso da cidade.

“A ideia de trazer o ‘Reza’ veio a partir da pluralidade religiosa do grupo. Nós começamos a construir uma dramaturgia em cima desse tema, pesquisando as histórias de como eram os bairros e os benzimentos aqui em Guarapuava.

Coincidentemente, cada um dos atores é neto de benzedeiras e, por meio da arte, estão mostrando a vivência deles e de como foi as experiências que eles tiveram na infância, convivendo com pessoas que usam dessa arte para curar as pessoas”, explicou o diretor.

Em sua 51ª edição, o festival é realizado desde 1973 na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Palco de grandes peças e que já recebeu nomes consagrados do teatro brasileiro, o festival é um espaço de cultura e debate das artes cênicas. Para ampliar os espaços e democratizar o acesso dos artistas, a partir desta edição, o Fenata terá uma mostra universitária.

Apesar de jovem, o grupo da Unicentro foi convidado para participar do festival. “O nosso grupo foi fundado em maio de 2023. Mesmo recente, desenvolvemos um trabalho de excelência e recebemos esse convite”, comentou Níncia Teixeira,  diretora de Cultura da Unicentro.

Estrelada pelos atores Júnior Portela e Rebeca Mendes, a peça conta ainda com a cenografia de Andressa Rodrigues. Para a noite de espetáculo, a expectativa é alta.

“Nós estamos felizes e ansiosos para que aconteça. O Fenata é um festival muito importante no calendário nacional e nós estamos levando o grupo com esse trabalho para esse palco tão importante. Esperamos compartilhar nosso trabalho com muitas pessoas”, pontuou Lucas.

Em Guarapuava, o cenário cultural passa por novos ventos, que sopram a valorização e o reconhecimento da arte produzida no município.

“Eu acho fundamental o que a Unicentro está fazendo, que é apoiar um grupo de teatro dentro da universidade. O nosso grupo já está forte o suficiente para representar Guarapuava em outros locais”, diz Lucas.

O objetivo agora é tornar o grupo cada vez mais forte e conhecido. “Eu acho que a universidade precisa valorizar o nosso grupo de teatro. É de extrema importância que a comunidade conheça e prestigie esses artistas”, complementou Níncia.

Oficinas de teatro da Unicentro 

A Unicentro, por meio da Diretoria de Cultura, oferece aulas de teatro a preço acessível para toda a comunidade.  Independente da idade, o teatro proporciona ferramentas importantíssimas para a sociabilidade. Com a arte, os estudantes conseguem perder a timidez e aprendem a se expressar com mais clareza, melhorando a comunicação verbal e também a corporal.

Você tem vontade de viver essa experiência? Procure a Diretoria de Cultura, que fica no Câmpus Santa Cruz, para checar a disponibilidade das turmas e fazer a sua inscrição.