De olho nas tradições

Foto: divulgação

Festa da árvore de maio em Entre Rios faz parte dos agradecimentos pela colheita no hemisfério sul

A atmosfera não só é propícia, como praticamente uma marca registrada: toda a comunidade está reunida, as crianças vestidas com roupas típicas – assim como seus pais e avós – correm pela Praça Nova Pátria, o cheiro de pratos tradicionais que remetem à casa da avó pairam no ar, enquanto que as músicas alemãs e suábias preenchem o ambiente. Tudo isso sob um céu esplendidamente azul com um clima agradavelmente fresco – na maior parte das vezes.

A Festa da Árvore de Maio comemorada em Entre Rios carrega diversas simbologias. E todo esse contexto volta a ser festejado no próximo dia 1º de maio, a partir das 10h30, na Colônia Vitória. Entre as atrações, destaca-se a colocação de um mastro de madeira enfeitado – daí o nome Árvore de Maio – que simboliza o início da primavera no hemisfério norte e uma ação de graças pela última safra, no hemisfério sul.

Ao longo de todo o dia, apresentações típicas dos grupos infantis, juvenis, adultos e de seniores da Fundação Cultural Suábio-Brasileira resgatam e reforçam o cunho tradicional do evento. Entre as novidades desse ano está o grupo de danças de Rolândia, que também trará apresentações típicas.

Por falar em típico, os pratos a serem preparados voluntariamente por integrantes da comunidade de Entre Rios serão os tradicionais Schnitzel com salada de batatas, linguiça Knacker com chucrute, além de bolos e salgados diversos.

Tendas no local garantirão que a Maibaumfest seja realizada, independentemente das condições climáticas.