Centro de Artes apresenta a exposição ‘Lili”
A mostra fica em cartaz, em Guarapuava, até 1 de dezembro
O Centro de Artes Iracema Trinco Ribeiro recebeu, no sábado (11), os trabalhos da artista Lili Dal Pozzo. A Secretaria Municipal de Cultura (SECULT) promove a exposição, que é composta por pinturas, feitas pela artista em Guarapuava e que retratam o povo que vive na cidade, além de paisagens históricas brasileiras.
“Lili foi um ícone, vai ser imortalizada por toda a obra dela. Para nós foi um presente receber essa exposição por meio de sua filha. Nós esperamos que os guarapuavanos, adultos, jovens e crianças, venham apreciar e conhecê-la, conhecer a sua alma, a sua arte, por meio dessas obras que vão ficar aqui até dia 1 de dezembro”, enfatizou a secretária de Cultura do município, Rita Felchak.
A filha de Lili, Lizete Miriam Siebeneichler, curadora da mostra, foi quem buscou a SECULT para realizar a exposição. Emocionada, Lizete comentou que expor os quadros pintados por sua mãe é uma forma de manter sua alma viva e de cumprir o seu desejo de mostrar sua arte.
“Essa exposição foi pensada para mostrar à população de Guarapuava, as obras que foram todas pintadas aqui na cidade. É uma honra muito grande ver a exposição recebendo tantos admiradores da arte e sei que ela está feliz vendo que as pessoas estão admirando o trabalho dela”, ressaltou Lizete.
A curadoria buscou criar um pequeno recorte que representasse o seu legado, e a exposição “Lili” canaliza toda a energia, positividade e vitalidade da artista. Embora, lembrou a curadora, ela nunca tenha pintado em busca de reconhecimento público, sua arte cativa e sobrevive por meio da pintura a óleo e da observação sensível do mundo que a pintora tinha à sua volta.
As obras ficarão expostas ao público até dia 1 de dezembro de 2023, no Centro de Artes, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. A entrada é gratuita.
Sobre a Artista – Lili Dal Pozzo iniciou sua trajetória com a pintura após seus 50 anos, sendo muitas delas feitas em Guarapuava, onde viveu boa parte de sua vida. A artista morreu em dezembro de 2022 e deixou um vasto acervo espalhada por diversos lugares do mundo.