Projeto da Unicentro promove cuidado e acolhimento à população de rua em Guarapuava
Objetivo é levar cuidados de saúde e informação, promovendo a redução de danos, a prevenção de doenças e a ampliação do acesso aos serviços públicos
Com foco no cuidado integral à população em situação de rua, o Departamento de Medicina da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), em parceria com a Prefeitura Municipal de Guarapuava, por meio da Secretaria de Assistência Social, desenvolve o projeto de extensão “Saúde na Rua”. O principal objetivo da ação é levar cuidados de saúde, informação e acolhimento àqueles que vivem em situação de vulnerabilidade, promovendo a redução de danos, a prevenção de doenças e a ampliação do acesso aos serviços públicos.
Coordenado pelos professores Abrão José Melhem Junior e Danielle Soraya da Silva Figueiredo, o projeto teve início em 2024 e realiza atividades a cada quinze dias, no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Guarapuava, no Albergue Noturno Frederico Ozanam e também nas ruas, por meio de uma atuação conjunta entre estudantes e profissionais da área da saúde e da assistência social.
Segundo a professora Danielle Soraya da Silva Figueiredo, em média, o projeto atende 150 pessoas por semestre letivo.
“A participação nesses projetos coloca a universidade onde realmente deve estar, envolvida com a comunidade prestando auxílio e repassando informações importantes através do ensino e educação. Para os alunos de medicina essa é uma participação obrigatória exigida pelo MEC, onde ensino, pesquisa e extensão fazem parte da formação do aluno”, explicou.
Além dos atendimentos e orientações, o “Saúde na Rua” busca aproximar os moradores de rua e os serviços de saúde e assistência social, promovendo a cidadania. Neste ano, o projeto também conta com o reforço do Departamento de Medicina Veterinária, que se coloca à frente nos cuidados com os animais de rua da cidade.