Evento na Alep reúne lideranças para discutir avanços na participação feminina nos espaços institucionais de decisão
O encontro pretende estimular a formação cidadã e incentivar a presença feminina em ambientes estratégicos da política, da gestão pública e da sociedade civil organizada
Com o objetivo de ampliar a participação feminina nos espaços de poder e decisão, Curitiba recebe, no dia 4 de março, o projeto “Março da Decisão – Se colocar é possível”, no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP). A iniciativa busca fortalecer a presença das mulheres na política, na gestão pública e na sociedade civil organizada.
A proposta surge em um cenário em que as mulheres ainda são minoria nos cargos eletivos e nas instâncias formais de poder no Paraná, embora representem mais da metade da população. O encontro pretende estimular a formação cidadã e incentivar a presença feminina em ambientes estratégicos da política, da gestão pública e da sociedade civil organizada.
Com foco em liderança, governança e responsabilidade pública, o evento reunirá vereadoras, lideranças políticas e representantes de entidades para debater caminhos que ampliem a participação das mulheres na formulação de políticas públicas e no desenvolvimento social do Estado.
Inspirada na simbologia da “Rainha do Xadrez”, a campanha associa estratégia e capacidade de articulação à presença feminina na vida pública. Para o deputado estadual Requião Filho, ampliar a participação das mulheres é uma medida que qualifica a democracia e fortalece as instituições.
“A participação das mulheres nos espaços de decisão não é apenas uma questão de representatividade, mas de qualidade institucional. Quando ampliamos vozes e perspectivas, qualificamos o debate público e tomamos decisões mais equilibradas e eficientes. O Paraná precisa dessa pluralidade para avançar com mais justiça social e desenvolvimento”, destaca.
A presidente da Ação da Mulher Trabalhista (AMT) do PDT Paraná, Ana Moro, reforça que a pauta vai além dos partidos políticos. “Quando mulheres ocupam espaços de decisão, ampliamos perspectivas, qualificamos o debate e construímos soluções mais justas e equilibradas para a população”, pontua.
Além do encontro presencial, o projeto inclui uma campanha digital com conteúdos voltados à formação política e ao engajamento social.
Serviço:
Março da Decisão – Se Colocar é Possível
Data: 4 de março de 2026 (quarta-feira)
Horário: 13h30
Local: Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) – Praça Nossa Senhora de Salete, s/n – Centro Cívico, Curitiba
