Saúde amplia estratégia de vacinação contra o HPV para jovens
Quem tem entre 15 e 19 anos, e que nunca receberam a vacina, podem procurar as unidades de saúde e o Centro Municipal de Imunização
A Secretaria Municipal de Saúde de Guarapuava ampliou a estratégia de resgate da vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV) para adolescentes e jovens de 15 a 19 anos que nunca receberam doses da vacina. A medida segue orientação do Ministério da Saúde e permanece válida até a Campanha de Vacinação nas Escolas, prevista para o primeiro semestre de 2026.
A iniciativa tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal e fortalecer a prevenção de doenças associadas ao HPV, como os cânceres de colo do útero, ânus, pênis, boca e orofaringe. A vacina é considerada segura, eficaz e uma importante ferramenta de proteção individual e coletiva.
No município, as unidades básicas de saúde intensificaram as ações para ampliar o acesso à imunização. Segundo o enfermeiro responsável pela Divisão de Vigilância Epidemiológica, Antony Colaço, foi disponibilizada às equipes de saúde uma relação nominal de adolescentes e jovens que ainda não receberam a vacina, o que permite a realização de busca ativa.
“A ampliação é destinada exclusivamente à população de 15 a 19 anos que nunca tomou a vacina contra o HPV. Quem já recebeu uma dose em algum momento da vida não precisa se vacinar novamente. A vacina contra o HPV é a principal forma de prevenção do câncer do colo do útero”, explicou.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça que a vacina contra o HPV segue sendo ofertada de forma rotineira para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos, conforme o Calendário Nacional de Vacinação, atualmente com esquema de dose única.
Pais, responsáveis e o público-alvo podem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima ou o Centro Municipal de Imunização para verificar a situação vacinal e atualizar a caderneta.