Força tarefa retoma serviços em Guarapuava e Rio Bonito do Iguaçu
Equipes estaduais e municipais, com apoio de voluntários e empresários, trabalham para restabelecer os serviços básicos e garantir assistência às famílias afetadas
A solidariedade tem sido o principal combustível na reconstrução de Guarapuava e Rio Bonito do Iguaçu, após os estragos causados pelo tornado e pelas fortes chuvas que atingiram a região. Desde os primeiros momentos, equipes estaduais e municipais, com apoio de voluntários e empresários, trabalham para restabelecer os serviços básicos e garantir assistência às famílias afetadas.
O secretário estadual das Cidades (SECID), Guto Silva, que passou por Guarapuava nessa segunda-feira (10), destacou o esforço conjunto e agradeceu à população pela mobilização solidária.“Primeiro, queremos agradecer a toda a população que tem ajudado, de forma solidária, contribuindo muito nesse momento difícil. Agora é a fase de reconstrução”, afirmou.
Segundo ele, as equipes têm atuado intensamente na limpeza das áreas atingidas, desobstrução de ruas e recuperação da rede elétrica, de esgoto e telefonia. “Estamos avançando com muita força. É hora de reconstruir a cidade”, disse o secretário.
Guto ressaltou ainda a importância da doação de materiais de construção, especialmente telhas, parafusos e itens para cobertura das residências, devido à previsão de novas chuvas nos próximos dias. “Toda ajuda será muito bem-vinda, seja em materiais, seja em mão de obra de pedreiros, marceneiros, eletricistas e encanadores. Vamos reconstruir juntos”, reforçou.
Na área da saúde, o secretário estadual Beto Preto, que também está em Guarapuava e Rio Bonito do Iguaçu durante esta segunda (10) e terça-feira (11), relatou que o plano de contingência foi fundamental para garantir o atendimento emergencial das vítimas. Hospitais de Laranjeiras do Sul, Guarapuava e Cascavel atuaram em conjunto para acolher os feridos.“Chegamos a ter 32 ambulâncias do SAMU operando simultaneamente em Laranjeiras do Sul. Em 24 horas, foram mais de 750 atendimentos nas portas do hospital”, informou.
Com a fase mais crítica superada, o foco agora é restabelecer os serviços de saúde de rotina. “Estamos tratando com muita seriedade questões como o atendimento de gestantes, hemodiálise, distribuição de medicamentos e continuidade de tratamentos oncológicos”, explicou Beto Preto.
“Quero agradecer à Secretaria Municipal de Saúde e ao prefeito Denilson Baitala, que enviaram equipes também para o que restou do Centro de Saúde de Rio Bonito do Iguaçu. Estamos tratando essa situação com muita seriedade, conforme a orientação do governador Ratinho Júnior desde o início desta crise na região Centro-Oeste do Paraná”, finalizou.
