Cervejaria de Guarapuava conquista 13 medalhas no Brasil Beer Cup

A Hank Bier foi premiada na categoria de Melhor Cervejaria de Pequeno Porte do País

Guarapuava reafirmou seu título de “Capital Nacional da Cevada e do Malte”, com o destaque nacional no Brasil Beer Cup 2025, realizado em Florianópolis (SC). A Hank Bier foi eleita a Melhor Cervejaria do Brasil (categoria Pequeno Porte, no qual se enquadram apenas produções de até 20 mil litros), conquistando 13 medalhas, sendo oito de ouro, duas de prata e três de bronze, além de troféus como Top 50 do Brasil e Best of Show Brazilian Wood.

A cervejaria opera com o conceito de unir a fábrica ao próprio bar, o Armazém do Malte, em um mesmo espaço, criando uma experiência completa para o público. Com o campeonato recente, o estabelecimento chega à marca de 50 medalhas conquistadas com 19 rótulos – 29 premiações apenas neste ano.

O empresário Leonardo Sampaio, um dos proprietários da Hank Bier, destacou a relevância da premiação.

“O Brasil Beer Cup é o maior concurso de bebidas da América Latina, abrangendo não só cervejas, mas também vinhos, hidromel, cachaça, entre outros. Foram mais de duas mil amostras este ano, todas avaliadas em altíssimo nível. Tivemos a alegria de conquistar 14 prêmios, além dos prêmios dos nossos colegas cervejeiros. É um orgulho enorme para todos nós”, enalteceu Leonardo.

“Iniciamos com uma produção caseira e profissionalizamos em 2018. A partir de 2022 começamos a participar de eventos e competições do ramo, conquistado já de cara a nossa primeira medalha, em Blumenau, em um dos maiores concursos do mundo. Estamos realizando um sonho: mostrar para o Brasil que as nossas cervejas de Guarapuava competem com os melhores do mundo”, completou o empresário.

Rota da Cerveja – Guarapuava é reconhecida como a Capital Nacional da Cevada e do Malte, por conta de sua forte vocação agrícola, sobretudo, na produção dos dois insumos. Os títulos recém-conquistados somam-se às outras dezenas de concursos, campeonatos e medalhas ganhas por cervejarias locais, que se destacam pela qualidade e sabor diferenciados das produções.

A importância da bebida é tão grande ao município que uma Rota da Cerveja foi criada – com a Hank Bier no itinerário. O atrativo, conhecido como Bierweg, tem como objetivo consolidar a região como uma referência cervejeira, utilizando o turismo como ferramenta para isso.

Ela surgiu da iniciativa de Clayton Luiz de Andrade e Luiz Carlos Rossi, ambos apaixonados por cerveja artesanal, que buscam propagar a cultura cervejeira de Guarapuava para o mundo.

No Bierweg são organizados passeios guiados por cervejarias artesanais, campos de pesquisa de cevada e lúpulo, pela maior fábrica de malte da América do Sul e os principais pontos turísticos de Guarapuava. Na excursão – mediante agendamento – turistas conhecem um pouco mais da cultura que é um orgulho regional, com transporte e guias especializados.

“Ficamos felizes com a conquista da Hank Bier, porque eles são nossos parceiros e abraçaram a rota desde o início. Todas as cervejarias de Guarapuava que fazem parte do nosso roteiro são medalhistas em competições do ramo. O passeio sempre começa na Praça Cleve, justamente onde está a Hank Bier, então, já de cara, os turistas têm uma noção da qualidade das nossas cervejas, é o nosso cartão de boas-vindas”, disse Clayton, sócio-proprietário da Bierweg.

Além da Hank Bier, destaque para outras cervejarias guarapuavanas:

Água do Monge: Cinco medalhas (duas de ouro, duas de prata, uma de bronze) e Top 50 do Brasil.

Jordana: Três medalhas (duas de ouro, uma de prata) e Top 50 do Brasil.

Irmandade: Seis medalhas (três de ouro, uma prata, duas de bronze) e Top 50 do Brasil.

Setor Cervejeiro – De acordo com a Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe), em 2024, o Paraná se firmou como uma das unidades da Federação com maior número de empresas do ramo, com mais de 170 cervejarias registradas e uma produção estimada em 7,8 milhões de litros por ano.

O setor cervejeiro tem sido um dos carros-chefes do Estado, com a indústria cervejeira investindo cerca R$ 5 bilhões no Paraná desde 2020 até o ano passado. Um exemplo, com apoio do programa de incentivos Paraná Competitivo, é a inauguração em 2024 da Maltaria Campos Gerais, que possui capacidade para produção de 280 mil toneladas de malte por ano.

No cenário das competições, o estado também é destaque. Segundo a Associação das Microcervejarias do Paraná (Procerva), desde 2019, o estado já ganhou mais de 240 medalhas e premiações somente no Festival Brasileiro da Cerveja – o maior do ramo no País.

Deixe um comentário