Candidata Janaína Naumann tira votos do Antenor

A CANDIDATA JANAINA NAUMANN TIRA VOTOS DO ANTENOR

Sem lógicas penso, mas segundo alguns analistas políticos de Guarapuava, que respeitamos, afirmaram esta semana para o colunista, que a candidata a prefeita de Guarapuava, Janaina Naumann, tirará votos do petista/prefeito Antenor Gomes de Lima e não de Celso e muito menos de Vitor Hugo Burko. O pessoal do PT quando souberam, não aceitaram tais opiniões e disseram que o Gomes veio para ganhar a prefeitura de uma forma bem legal. Cuidado com a gaúcha biomédica: ela quer ser a prefeita e desbancar os poderosos e tradicionais da Terra de Belém.

Os pontos de vista nesta fase eleitoral surgem a cada dia. Quem decidirá mesmo, serão os eleitores (mais de 120 mil) no dia 15 de novembro. Enquanto isso, os “corres” atrás de votos aumentam. Cada candidato com as suas propostas de governo; alguns pisando em chão firme e não mentindo. Outro sonhando alto até demais. E tem um que deseja transformar Guarapuava numa Madri. Ouvidos é para ouvir hein? E os empolgados então?

OSVALDO

Em conversa com o ex-funcionário da Energisa, o aposentado Osvaldo Oliveira irmão do professor de educação física, o Zé Edson, ouvimos dele em tom de arrogância, o seguinte: “O Grêmio de Porto Alegre é o melhor do Brasil e da América”. Opinião essa, de imediato, rechaçada pelos seus amigos, santistas – Ramos, Osni 70 e João Paulo Padilha; flamenguista Valtinho; vascaíno Arilson Machado; pela palmeirense Líbera M. Marchioro e pelo corintiano Clodinho. Não é bem assim senhor Osvaldinho, só porque ganharam do INTER? Mas já perderam em seguida para o Galo Mineiro no Brasileirão. Outros que são gremistas fanáticos em Guarapuava: médico Pedro Leiva, esposa Juliane e filho Pedrinho; Promotores de Justiça Mauro e Cortezia, Itamar Pizzato, Carlos Onofre e Alcenor Fleck.

BEM NA FITA

Um termo bem chulo (rude até) na política, me diz que os candidatos a vereador de Guarapuava, dia-a-dia fazendo campanha eleitoral, porque querem se instalar por 4 anos na Câmara Municipal, saem com cada conversa inaceitável pelos eleitores que até riem. Alguns continuam sonhando bem alto e prometem coisas espalhafatosas, se ganharem a eleição.

Cada dia ouvimos de amigos algumas promessas sem lógicas. Vale tudo nestas alturas, há 45 dias do pleito. Em contra partida, o candidato a vereador (líder/comunitário) Glauberson Rocha, o moço da Sanepar, segundo meus informantes anônimos, está “bem na fita” – falando verdades e cotadíssimo a ocupar uma das 21 cadeiras no Legislativo em 2021. Campanha limpa ele faz, igualmente o Luciano Gago, Pablo Almeida e o Guto, respectivamente.

CANDIDATOS

Os chamados pela população, de poderosos e tradicionais na política de Guarapuava, Vitor, Celso e Antenor (esse tem base de humildade e pés no chão) continuam com as suas equipes bem definidas na campanha de 2020. No grupo do Celso Góes tem Carli e Silvestri que são apoios fortíssimos, contando com o do governador do Paraná Ratinho Junior. O médico petista, comentam, está rente com o povão e tem dois coordenadores na campanha, super inteligentes: o médico Franca Araujo e o “velho” Falleiros.

JOÃO MENDES

Quem não lembra do ex-vereador João Mendes, à época (1980) morando no Bairro Xarquinho de Guarapuava e um dos mais entendidos de política? Bons tempos. Comentam que os vereadores daquela ocasião eram mais preparados e o nível de conhecimentos políticos então, superiores aos atuais. Não tínhamos tantos doutores mas eles eram mais objetivos e com projetos aceitáveis pela população. O Mendes nunca deixou de “fazer” política e hoje apoia gente nova que está ingressando pela vez nessa área. Sabemos de fontes fidedignas que o seu candidato a vereador, tem tudo para ser eleito este ano.

SANTANA

Do populoso Bairro Santana, dos empresários Leonel Chimanski e Romildo Chicoski, além do candidato a vereador do PT que aqui já destacamos, será que outros apareceram e já estão em franca campanha política? Claro que desse bairro já tivemos um conceituado vereador. Estou lembrando do falecido amigo de verdade (um dos melhores que tive) José Airton Dalla Vecchia. Ele sabia de política como ninguém. Saudades do pai da advogada Ticiane, do Tulinho e da esposa Rose, estes atualmente moradores do bairro Bonsucesso de Guarapuava.

UBIRAJARA

Nesta semana mais um amigo de Guarapuava foi morar com Jesus. O médico Ubirajara Azevedo, com 88 anos de idade, faleceu em sua casa. Ótimo profissional da medicina que deixa saudades. Pessoa do bem. Pêsames a sua família e que Deus os conforte nessa hora bem triste.