O médico dos bichos

Foto: reprodução

No dia 9 de setembro comemoramos o dia do profissional que cuida da saúde dos nossos melhores amigos

O Dia do Médico Veterinário é comemorado em 9 de setembro porque foi exatamente nessa data, em 1933, que o presidente do Brasil, Getúlio Vargas, assinava o Decreto Lei nº 23.133, que regulariza a profissão e o ensino da medicina veterinária no país.

Hoje a medicina veterinária é uma das mais importantes profissões no Brasil e no mundo. Quem decide embarcar nessa carreira, deve saber que ela abrange um contexto bastante amplo.  Para a maioria das pessoas, a medicina veterinária  é encarada apenas como o médico dos bichos. Porém, a clínica médica e cirúrgica de animais são apenas uma parte do que esses profissionais fazem hoje. Ela vai muito além da prevenção e cura das afecções das diversas espécies animais, abrangendo também a produção e inspeção de alimentos, a defesa sanitária animal, saúde pública, ensino técnico e superior, pesquisa, extensão rural e preservação ambiental e ecológica.

O veterinário e os animais

Escolher ter um animal de estimação inclui o acompanhamento de um médico veterinário, profissional especializado para atender emergências e rotinas clínicas dos bichinhos. Eles têm a responsabilidade de orientar e explicar o cotidiano e a rotina de cada animal, cuidando adequadamente suas necessidades individuais e particulares, de acordo com a raça, a idade e a espécie. Exames preventivos de rotina, vacinações e atendimentos regulares fazem parte da rotina do profissional.

Daiane e Diego Santos, proprietários do Guarapet

Daiane e Diego Santos são proprietários do pet shop Guarapet e ressaltam a importância desses profissionais. “Para os pet shops, o veterinário é essencial. Precisamos dele para que possamos vender o melhor e mais adequado medicamento, e para oferecer o melhor serviço. O veterinário sempre zela pelo bem estar do animal, nos orientando também em nosso trabalho com os bichos”, diz.

A medicina veterinária é a melhor fonte de informações sobre a saúde do seu animal de estimação, então é importante seguir suas recomendações para assegurar uma vida longa e saudável para o seu bichinho. E não esqueça, esse profissonal também está cuidado da sua saúde.

Tagged with:     , ,

About the author /


Extra

Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Newsletter

ASSINE O EXTRA