Edição 80 Coluna do Tanaka

 2000

O Tanaka nos finais de semana gira Guarapuava. Vai de Madeirit a 2000, de Xarquinho a Santana, observa, pensa em tudo e põe no papel, no Extra, após conversar com as pessoas. No Núcleo Residencial 2000 por exemplo, o descontentamento, exceto os elogios pelo belo Posto de Saúde reformado ali, está um caos. Sujeira, descaso, indignação, até raiva das pessoas com a administração municipal.

As casas construídas (e não é somente culpa da Prefeitura) estão as moscas. Tem gente querendo até invadi-las, o que não concordamos. Ainda bem que a segurança é bem monitorada e os "guardas" estão atentos. Por favor, alguém acuda aquele povo. Inaceitável a situação do núcleo "porta de entrada" de uma cidade que tem tudo para ser uma das melhores do Paraná, mas que, infelizmente, a população não vê assim, na atualidade.

PROFESSORES

Enquanto isso o governador Beto Richa acaba de nomear 5.522 professores concursados, para neste fevereiro de 2015, assumirem turmas em salas de aula na rede estadual. Além dos mestres, os pedagogos foram chamados e estão felizes. Não com isso que o nosso governador começou bem a sua segunda gestão. Todo mundo reclama, de policiais a funcionalismo no geral. O "não" receber o salário de janeiro (incluindo secretários) não lhe poupa de receber críticas. Hoje o salário do Beto Richa passa dos 30 mil reais/mês.

POLITICA

Não existem pesquisas eleitorais nessa época, apenas palpites e comentários do povo, já pensando nas eleições de 2016, no caso de Guarapuava. O Tanaka circula na cidade (de BUS) e "saca" tudo. No sábado último fomos no Parque das Araucárias, situado ao lado de um elefante branco (já desbotado) ali construído e as "moscas também" e o assunto entre alguns visitantes era sobre a atuação do alcaide César Filho.

Ouvi, não falei quem eu era, e me vieram os números. Eis: Se a eleição fosse hoje, o prefeito seria o Dr. Antenor G. de Lima/PT. As chances dos grupos Carli e Matos Leão, seriam maiores em relação ao atual mandatário. Portanto, "em baixa" a popularidade do Silvestri.

Como o colunista já viu tantas coisas (reviravoltas) nesse mundo de Deus, não descarta a possibilidade de reeleição do Cesinha, que tem uma "máquina na mão e resistente" e, em 2015/16 poderá surpreender a todos. Não acreditamos muito.  Quem sabe, exceto o PT, juntam-se todos e seguem mandando e desmandando na querida Terra de Guairacá. Ou nasce na cidade um novo líder. Mas quem?

NACIR

O prefeito Nacir Bruger do Turvo que tem um baita de um advogado (Mestre Sebrenski, me informaram) conseguiu no TJ/Pr, após a concessão de uma liminar, o retorno ao comando daquele vizinho município. Parece que vai até o final, embora haja processos em trâmite em seu desfavor.

BENDER

Mesmo não conhecendo o ex-goleiro do Batel Cristiano Bender, obtive informações com o ex-radialista Jair Ramos, que é um competente desportista e até que enfim vai trabalhar no CAD/futsal em 2015. Uma aquisição que vale ouro, intermediado por Fabinho e Liberato. Na quadra o time se prepara para fazer bonito no campeonato paranaense.

Pelo Batel na 2a divisão de profissionais, o grupo gestor e os treinadores, se movimentam para colocar uma equipe competitiva no gramado. Os veteranos Ratinho e Marcelo Rabujento correm muito, buscando parcerias com o rubro negro, pois a meta é em 2016 voltar  a divisão de elite do Paraná.

TALENTOS

Guarapuava tem talentos em todos os níveis, desde o cultural, esportes, política (lembrei da Viviane Ribas, meio que sumida), na Imprensa (me veio na cabeça o polêmico Roberto Lobo da 92 FM) e nas profissões em geral. Nesse caso e fomos informados, há um jovem de nome João Paulo (JP Polimentos) que na sua área, é o nome mais comentado atualmente.

Talento esse que veio de família, de seu esforço próprio é claro, pois nunca fora lhe dado chances para realizar cursos promovidos por Senai, Senac, alguns promovidos pelo Poder Público etc… Isso me chamou a atenção, não o conheço, mas me informaram do esforço dele que tem todo o apoio da esposa Jo. Parabéns.

POR POUCO

Não aconteceu um pequeno acidente (no final de semana) no pátio de um mercadão no Trevo da BR 277 (antiga Comagril) quando do estacionamento de dois carros, um cinza e um branco novo, porque o motorista do "branco", o vereador e Presidente da Câmara Municipal João Napoleão, foi de uma educação americana, a toda a prova.

Deu a vez, não se exaltou e surpreendeu o colunista Tanaka que estava na porta do estabelecimento. Esse japonês tá em todas amigo, sempre atrás da noticia. É o repórter misterioso.  Vereador, que atitude bela foi a sua. Será que os demais, seus companheiros de CM, agem desta forma cordial?

About the author /


Tanaka

Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Newsletter

ASSINE O EXTRA