Em Campina do Simão, Cirurgias eletivas tiram população de longo período de espera

Fotos: João Muniz

A secretaria de Saúde do município de Campina do Simão vem passando por um período de restruturação, com a volta dos programas básicos de saúde para a população e a renovação da frota de veículos. De acordo com o secretário de Saúde, Josmar Soares, algumas ações já começam a surtir efeitos positivos aos munícipes. Encontramos um cenário triste no setor de saúde, onde a população estava desassistida até de veículos para o transporte de pacientes em tratamento. Já são cerca de 50 cirurgias eletivas realizadas neste semestre, anunciou o secretário.

A farmácia básica dobrou a quantidade de medicamentos disponibilizados à população

Com isso quer em pouco tempo zerar a filas, diminuindo a dor e sofrimento de pessoas que esperavam há anos por este tipo de tratamento. A nossa maior dificuldade de momento é quanto aos exames médicos de média e alta complexidade, pelo fato do Consórcio de Saúde estar passando por restruturação. Certamente nos próximos meses vamos sanar isso também, salientou. Outra dificuldade apresentada pelo gestor é a dificuldades para cirurgias de alta complexidade nos casos de Otorrino e Ginecologia, devido à falta de profissionais no mercado.

O dobro da capacidade
Josmar destacou a confiança depositada pelo prefeito licenciado Emilio Lazzaretti Miro, e o interino, André de Paula, no seu trabalho e na experiência que possui na área da saúde, onde foi secretário em gestões passadas. Ele foi eleito vereador e está licenciado do cargo, para se dedicar na atual função.

Nesta gestão foram ampliados a quantidade de medicamentos da farmácia básica que são distribuídos à população, que atualmente conta com 167 itens básicos, fora os de epidemiologia e estratégicos. Até dezembro de 2016 eram investidos cerca de R$ 25 mil/mensais na farmácia, neste semestre já chegamos há R$ 48 mil/mês. Com isso acredito que estamos cumprindo uma das metas da atual gestão, que é proporcionar a população um atendimento e uma saúde de qualidade, argumentou. A secretaria conta com 50 servidores e duas equipes de saúde básica. Como também dois médicos que atendem a população diariamente e nos plantões de finais de semana e feriados.