Projeto Cientista Kids estimula o interesse pela ciência desde cedo

Foto: Assessoria

No evento, alunos das Unidades de Ensino da Rede Municipal (escolas e Cmeis) apresentaram experiências variadas

Na última quinta-feira (05), aconteceu no Hall de Entrada do Supermercado Compre Mais a etapa final do Projeto Cientista Kids. Alunos das Unidades de Ensino da Rede Municipal (escolas e Cmeis) apresentaram experiências variadas: amoeba, explosão de cores, enchimento automático de balões, águas coloridas, entre outras. “Eu fiz uma amoeba. Para isso você precisa de tinta, cola água boricada e glitter (se quiser). Depois você mistura e brinca”, explica a aluna Lis Antunes, de 4 anos.

A mãe de Lis, Anny Antunes, veio prestigiar o trabalho da filha e disse estar muito satisfeita com o resultado. “Nós vemos que as crianças não estão na escola somente brincando, mas elas também aprendem coisas novas, como as experiências de ciências”, comenta.

O aluno Guilherme Machado, do CMEI Princesinha apresentou o experimento sobre a função do fermento. “O fermento se alimenta do açúcar e solta gás carbônico. Quando isso acontece, ele solta bolhas que fazem a massa crescer”. A experiência mostrava duas garrafas pet, uma com açúcar e a outra com adoçante. “O fermento com adoçante não cresce”, explicou o aluno.

A experiência da Feira Kids também é importante para os professores e educadores e pais dos alunos, pois todos acabam aprendendo junto com as crianças. “O projeto incentiva os alunos a buscarem coisas. Nós trabalhamos com cores, gelatinas e texturas. É interessante porque a pesquisa envolve alunos, pais e professores”, comenta a supervisora da CMEI Primavera, Suelen Regina Gomes.

Desenvolvido pela Secretaria de Educação e Cultura de Guarapuava, o projeto selecionou trabalhos de cada escola. Antes disto, aconteceu a Feira de ciências nas Unidades, proporcionando que todos os alunos tivessem a experiência da descoberta. “Procuramos despertar o interesse pela ciência desde cedo. Assim as crianças desenvolvem a criatividade e o interesse pela pesquisa”, comenta a secretária de Educação e Cultura, Doraci Senger Luy.

Tagged with:     , , , , ,

About the author /


Extra

Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Newsletter

ASSINE O EXTRA