Wintershow 2017: pesquisa, produção e inovação no agronegócio

Foto: Assesoria Agrária

Com foco nas novas tecnologias no cultivo de cereais de inverno, mas sem esquecer das origens, o evento desse ano foi um sucesso mais uma vez

Como uma programação especial de três dias, envolvendo palestras técnicas e científicas, informações de mercado, novidades tecnológicas, demonstrações de máquinas e equipamentos, o Wintershow mais uma vez atingiu seu objetivo de ser o grande propagador do que há de melhor em cereais de inverno.

Promovido pela Cooperativa Agrária Agroindustrial nos campos da FAPA (Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária), o evento contou com apresentações de pesquisas em cada área da FAPA, worshops, 6 palestrantes convidados, 80 empresas expositoras e milhares de visitantes, um público bastante diversificado, que contempla agricultores de municípios vizinhos, cooperados, profissionais e estudantes de cursos variados que, em comum, buscam aprofundar seus conhecimentos na área.

Durante a edição 2017 do Wintershow, cooperados e visitantes tiveram a oportunidade de se reunir e debater a cerca das paletras e das novidades tecnológicas do agronegócio, interagir com a equipe da Agrária, conhecendo detalhes das unidades da Cooperativa e seus produtos. Toda a programação foi voltada tanto para o cultivo de trigo, cevada e aveia, quanto a culturas alternativas, como oleaginosas de inverno e hortaliças, e também a novas tecnologias de mecanização e manejo do solo, pragas e doenças.

Um dos objetivos da FAPA é desenvolver e difundir a tecnologia por meio de pesquisa e experimentação agrícola. O Wintershow é o momento de trazer tudo o que é desenvolvido durante o ano todo para o público, afirmou o coordenador do Wintershow e superintendente da FAPA, Sascha Schwarz.

Prestigiando o evento, o secretário da Agricultura e Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara, enalteceu os resultados apresentados pela Cooperativa Agrária, que a coloca em um patamar de referência em produção agrícola para o Estado e o país. A agricultura e o agronegócio sem dúvida nenhuma é o setor que mais gera empregos e renda. Os cooperados da Agrária estão inseridos neste contexto e tem uma importância significativa na produção agrícola do interior do Estado, reiterou Ortigara.

Difusão de tecnologias da FAPA
As palestras apresentadas pelos pesquisadores da FAPA são parte essencial de cada edição do Wintershow. Nesse ano, foram cinco estações de nove pesquisadores especializados nas seguintes áreas: inovação tecnológica e mecanização agrícola; herbologia e soja; milho; manejo e fertilidade de solos; fitopatologia; cevada e feijão; entomologia agrícola; e trigo, aveia e oleaginosas de inverno.

Convidados renomados
Ao longo dos três dias, o Wintershow teve uma programação especial com grandes especialistas em perspectivas econômicas e tecnologias agrícolas, como Valter Casarin (IPNI), William Waack (Rede Globo) e Alexandre Cattelan (Embrapa), até as mais motivacionais e de interesse geral, como o hipnólogo Rafael Baltresca, a médica comportamental Leila Navarro e o ex-atleta olímpico Robson Caetano.
O intuito da variedade assuntos, segundo Sascha Schwarz, era justamente alcançar um público diversificado. As palestras motivacionais objetivaram atrair não só os visitantes em geral, mas também os demais colaboradores da Agrária, dando lhes novas perspectivas do cotidiano dentro da empresa.

Agronegócio em contramão da crise
Responsável por 30% do PIB (Produto Interno Bruto) do Paraná, o agronegócio tem mostrado porque é o setor mais competitivo da economia brasileira, mesmo em meio à crise econômica que enfrenta o Brasil nesse momento. Indo na contramão dos indicadores interpretados como números de uma recessão, o agronegócio mantém seu crescimento.
A inovação precisa ser constante na agricultura, no agronegócio. Na situação econômica complicada em que o país sem encontra, precisamos estar sempre promovendo inovações e aumentando a competitividade no agronegócio, que é responsável por uma grande parte da riqueza do Brasil, enfatizou Sascha.