Guarapuavanos prestigiam o II Recital do Projeto Amusca

Foto: Assessoria

Os 25 músicos encantaram o público com canções como La Primavera de Vivaldi.

 Na noite da última terça-feira (28), os alunos do Projeto AMUSCA (Acolhimento Musical às Crianças e Adolescentes)  em parceria com a Orquestra de Câmara de Guarapuava, realizaram um recital no Anfiteatro do Sindicato Rural. Ao todo, aconteceram dez apresentações musicais realizadas em diversas formações. Os 25 músicos encantaram o público com canções como La Primavera de Vivaldi.

Mariane Brandalise de 15 anos começou a participar do projeto no ano passado. Em cinco meses de aulas já estava tocando algumas músicas no violino. “As aulas são divertidas, pois além da didática e da técnica do instrumento, tocamos e praticamos muito”, conta. Antes mesmo de entrar para o AMUSCA, Mariane já pensava em seguir carreira musical.   “Eu tocava piano, mas sempre me encantei com o violino, quando abriu vaga na Casa da Cultura, quis logo me inscrever. Sempre tive vontade de seguir a carreira musical e eventos como o recital são importantes para levar música até as pessoas, para que assim, elas conheçam e queiram prestigiar cada vez mais” comenta a aluna.

O Maestro e Professor Oriel Bezerra da Silva explica que quando os alunos chegam no AMUSCA começam a tocar canções mais simples, como as músicas folclóricas. “A medida que vão melhorando e evoluindo, o repertório vai mudando, e ficando mais complexo. Eles precisam estudar o instrumento e as musicas todos os dias da semana, e isso exige tempo e dedicação”.

Ainda segundo o maestro, a atual meta do AMUSCA é formar vários alunos para que eles sigam a carreira na música erudita. “O recital também foi uma maneira de possibilitar aos alunos o contato com o palco, e a experiência de tocar para o público. Com as apresentações mostramos aos alunos também as formalidades de uma apresentação musical, ensinando como eles devem se portar. Queremos formar vários alunos para que logo Guarapuava possa ter uma Orquestra Sinfônica”, conta o maestro.

Quem não pode comparecer ao recital terá outra oportunidade para prestigiar a apresentação do grupo. No dia 15 de dezembro, haverá o Concerto Natalino em parceria com o Coral Unicanto. A apresentação será na Catedral, a partir das 20h, a entrada é gratuita.

Tagged with:     , , ,

About the author /


Extra

Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Newsletter

ASSINE O EXTRA