Salto do São João recebe dois mil visitantes entre Natal e Ano Novo

FOTO. Assessoria

Unidade de Conservação em Prudentópolis foi inaugurada em novembro de 2017 e desde então registrou a visita de cerca de cinco mil pessoas

Atendendo com horários diferenciados durante o fim do ano, o Monumento Natural Salto São João, em Prudentópolis, atraiu dois mil visitantes entre 22 de dezembro do ano passado e primeiro de janeiro desse ano, sendo a maior parte formada por moradores a cidade, ao todo foram cerca de 1.179 visitantes. “O atendimento especial contou com auxílio de condutores voluntários da comunidade do entorno da unidade de conservação, além dos próprios funcionários. As pessoas que passam pelo Monumento têm a oportunidade de conhecer áreas naturais protegidas e isso é importante, pois é uma excelente oportunidade de influenciar o processo de aprendizado ambiental dos visitantes”, disse a gerente da Unidade de Conservação, Camila Witchmichen Penteado.

A Unidade de Conservação, com gestão compartilhada entre o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e o município de Prudentópolis, foi inaugurada pelo governador Beto Richa em novembro e desde então já atraiu a visita de cerca de cinco mil pessoas. O local é um dos principais destinos do turismo de aventura do Estado pela beleza e pela facilidade de acesso. Prudentópolis é conhecida como terra das cachoeiras gigantes. São mais de cem quedas com alturas que variam de 80 a quase 200 metros. A cidade possui inúmeros atrativos naturais e culturais, com grande número de igrejas com missas rezadas no idioma ucraniano. Por isso, o governo do Estado apoia a prefeitura de Prudentópolis em ações para valorizar o turismo na região, explorando esse potencial natural e cultural.

UNIDADE DE CONSERVAÇÃO

A área do Monumento Salto São João é uma Unidade de Conservação com 33,88 hectares, sendo a principal atração a queda d’água que dá nome ao local, com 84 metros de altura e pode ser vista de dois mirantes. O local conserva importante remanescente de Floresta de Araucárias, flora, fauna e recursos hídricos, em especial a cachoeira e os paredões. O Monumento possui um estacionamento com capacidade para veículos leves e ônibus, um centro de visitantes de 453 metros quadrados, com anfiteatro, banheiros, lanchonete e espaço para comércio. Grupos maiores de 15 pessoas precisam agendar a visita junto à Secretaria Municipal de Turismo de Prudentópolis com antecedência mínima de dois dias úteis.

SERVIÇO

Dias de visitação: quinta à segunda-feira, finais de semana e feriados. Horário de visitação: das 9h às 16h.

Agendamentos: monumentosaojoao@prudentopolis.pr.gov.br ou turismo@prudentopolis.pr.gov.br

Localização: Rota das Cachoeiras, 22 km do Centro de Prudentópolis – Paraná.

Tagged with:     ,

About the author /


Extra

Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Newsletter

ASSINE O EXTRA