Paraná com foco na inclusão

O Paraná tem se destacado no trabalho de inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho. Marcela Loschner tem 25 anos e há três trabalha em uma livraria. Portadora de uma má formação nos membros, Marcela ingressou na empresa como auxiliar de vendas e hoje é vendedora. “Aprendi muito sobre superação e que sou muito mais capaz do que imaginava. Acho de grande importância a contratação de pessoa com deficiência, até mesmo para essa pessoa não acabar se sentindo diferente de qualquer outra”, afirma Marcela.

Mas ela destaca a importância de a empresa ter realmente um olhar inclusivo, que faça a diferença na vida da pessoa com deficiência: “Já trabalhei em outros lugares que nunca se importaram comigo realmente. O que importava era ter uma pessoa com deficiência, cumprindo uma exigência legal. Não estavam preocupados em incentivar a pessoa a superar as dificuldades diante do preconceito”.

De acordo com o secretário da justiça, Trabalho e Direitos Humanos, Artagão Júnior, casos iguais os da Marcela só foram possíveis devido ao grande incentivo do Estado na inclusão de pessoas com deficiência. “Hoje, das contratações gerais feitas aqui no Paraná, 2% são de pessoas com deficiência, números iguais aos de países como Canadá, França e Alemanha, que tem políticas fortes de inclusão”, descreve.

CONSCIENTIZAÇÃO

A conscientização ainda é um ponto crítico na inserção das pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Algumas empresas exigem muito e oferecem muito pouco. “Mas o cenário está mudando. Temos fiscalizado, orientado e feito um trabalho de conscientização de como uma pessoa com deficiência enriquece o ambiente de trabalho”, afirma Angela Carstens, Coordenadora da Intermediação de Mão de Obra da Secretaria de Justiça, Trabalho e Direitos Humanos.

DIA D

Hoje mais de 21% dos brasileiros apresentam algum tipo de deficiência. São pessoas que têm direito ao trabalho em igualdade de condições. Para garantir que esse direito seja cumprido, a Secretaria de justiça, Trabalho e Direitos Humanos, por meio do Departamento do Trabalho, dentro do seu Programa de Apoio à Inclusão da Pessoa com deficiência no mercado de trabalho, aceitou o convite do Ministério do Trabalho e promove no próximo dia 23, em todo o Paraná, o Dia D.

Será a terceira edição desta iniciativa. Neste dia, todas as agências do trabalhador voltam seus esforços ao atendimento das pessoas com deficiência e empresas com vagas para esse perfil, abrindo oportunidade de encurtar o caminho entre quem procura e quem oferece uma vaga. É a chance de promover a inclusão de maneira consciente e certeira.

Quem quiser participar do Dia D deve ir à Agência do Trabalhador mais próxima, com a carteira de trabalho. Para os empresários que têm vagas disponíveis basta ligar para a Agência do Trabalhador mais próxima.

Tagged with:     ,

About the author /


Extra

Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Newsletter

ASSINE O EXTRA