“Não compre, adote”

Não são todos que gostam de animais, mas os que gostam os defendem com unhas e dentes. Afinal, humano ou não, nenhum ser merece ser maltratado. É com este tipo de pensamento que a Organização Não Governamental (ONG) Patas com Patas opera em Guarapuava.

Criada por um grupo de donas de casa que não aguentavam mais ver animais abandonados e maltratados, a ONG auxilia com castrações, alimentação, conscientização com palestras nas escolas e nas doações de animais para a feirinha do Canil Municipal.

A presidente da Patas com Patas, Mirian Gonçalves Vieira, disse que a organização não possui grande estrutura mas tem boa vontade de sobra. Funcionando como um mediador, a Patas com Patas não opera as castrações ou recebe doações, mas faz os encaminhamentos e ajuda no que pode.

“Através de doações, que são feitas diretamente na clínica veterinária conveniada, conseguimos arcar com 60% dos custos de castrações, em Guarapuava e região”, disse Mirian. Os 13 membros, mais voluntários da ONG recebem e distribuem doações de ração e muitas vezes atendem a casos nos quais animais estão em situações precárias.

Mirian relatou uma das chamadas que recebeu, na qual informaram que uma cadela havia parido no aterro sanitário. Quando chegaram até o animal, ela estava amamentado os filhotes enquanto se alimentava da carcaça de outro cachorro. “Aquele dia foi difícil”, disse Mirian.

São situações como esta que fazem com que a organização se empenhe em instruir as pessoas mais de perto, começando nas escolas, onde costumam dar palestras à pedido das direções.

Sugestões, denúncias ou orientações, ligue para (42) 8416-9942.

Doe, não abandone

Todos os sábados, das 10 às 13 horas, em frente à praça 9 de Dezembro, o Canil Municipal promove uma feira de adoção, onde pessoas podem levar animais para doar, ou adotar algum deles. “Não compre, adote. É um ato de amor”, afirma Mirian.

Pequeno protetor

Um projeto que ainda está em construção é o Pequeno Protetor que, se aprovado pelo poder público de Guarapuava, vai funcionar em todas as escolas públicas do município, estaduais e municipais, conscientizando crianças sobre os maus tratos e abandono a animais.

Canil Municipal

Além da feira, o pessoal do Canil Municipal de Guarapuava trabalha fazendo vacinações, curativos e chipagem de animais. Indolor, o processo garante que se perdido o cão ou gato vai voltar para casa.

Atualmente, o canil abriga cerca de 150 cães, número muito acima da capacidade e que tende a crescer. A orientação dos funcionários do Canil é de que quem tenha animais e não dê conta de cuidar, encontre alguém para doar, já que os bichinhos são muito mais felizes em um lar do que nas ruas.

About the author /


Extra

Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Newsletter

ASSINE O EXTRA