Agência do Trabalhador oferece cerca de mil vagas para pessoas com deficiência

“Todos os setores estão contratando, os salários são atrativos e a maioria não exige experiência”, ressalta o secretário de Estado da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, Artagão Júnior.

 

As Agências do Trabalhador de todo o Estado oferecem cerca de mil vagas para pessoas com deficiência. Os postos de trabalho estão distribuídos em diversas áreas, como administrativa, de produção, recursos humanos, nutrição e limpeza, além vagas em supermercados e lanchonetes.

“Todos os setores estão contratando, os salários são atrativos e a maioria não exige experiência”, ressalta o secretário de Estado da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, Artagão Júnior.

A Secretaria, através da Coordenação de Intermediação de Mão de Obra, executa o Programa de Apoio à Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho (PPD) nas 220 Agências do Trabalhador sob a jurisdição do Governo do Estado.

Artagão explica que as Agências encaminham os candidatos, de acordo com o perfil solicitado, procurando a melhor compatibilização com a função a ser exercida. O objetivo é a inclusão da pessoa com deficiência na sociedade por meio do trabalho. “É muito importante que pessoas com este perfil possam superar suas limitações e aproveitar seu potencial”, frisou o secretário.

Desde 1988, quando começou a ser executado, o programa possibilitou a inclusão de 26.592 pessoas com deficiência no mercado de trabalho – das quais 1.210 no ano de 2015 -, tornando o Paraná referência nacional na inclusão deste público prioritário do Sistema Nacional de Emprego (Sine).

Desde o início de 2011 até junho de 2016, foram colocados no mercado de trabalho, através do PPD, 7.308 pessoas com deficiência.

O programa é destinado exclusivamente a pessoas com deficiência e reabilitados do INSS, que procuram inclusão no mercado do trabalho, e empregadores que querem contratar pessoas com deficiência ou necessitam cumprir a cota (LEI 8213/91). A pessoa com deficiência pode concorrer a todas as demais vagas disponíveis nas Agências do Trabalhador.

Os interessados devem comparecer à Agência do Trabalhador do governo estadual mais próxima e levar a Carteira de Trabalho, RG, CPF e laudo médico comprovando a deficiência.

Serviços prestados pelo PPD ao candidato

– Orientação e intermediação para o trabalho

– Convocação

– Seguro Desemprego

– Serviços prestados pelo PPD ao empregador

– Captação de vagas

– Orientação quanto à legislação

– Sala com recursos audiovisuais para treinamento e seleções

– Encaminhamento para preenchimento das solicitações

Tagged with:     , , , ,

About the author /


Extra

Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Newsletter

ASSINE O EXTRA