ATIs: um incentivo a pratica de atividades físicas a todos os guarapuavanos

Foto: Redação

São 26 academias ao ar livre espalhadas pela cidade, nos parques e praças e ao lado de Unidades Básicas de Saúde. Os equipamentos proporcionam saúde e qualidade de vida à toda a população

Pensando na promoção de saúde, qualidade de vida e bem-estar da população de Guarapuava, a Secretaria de Esporte da atual gestão já instalou 26 ATIs (Academia da Terceira Idade ou academia ao ar livre). Foram 13 só esse ano.

As ATIs estão espalhadas em diversos bairros e são sempre instaladas em locais com movimentação de pessoas como praças e parques; ou onde grupos possam fazer atividades, por exemplo, ao lado de UBS (Unidade Básica de Saúde).

O secretário de Esportes e Recreação, Pablo Almeida, destaca que as ATIs foram projetadas pensando na qualidade de vida dos idosos, pois devido à fragilidade das articulações desse grupo, os exercícios possuem pouco impacto e os equipamentos visam melhorar o fortalecimento muscular e a flexibilidade dos usuários. Porém, pessoas de todas as idades podem e devem utilizar, pois o projeto promove a qualidade de vida e incentiva a prática de atividades físicas a toda a população.

Cada unidade possui entre 6 e 10 aparelhos em que é possível realizar exercícios para alongar, relaxar, estimular a flexibilidade da maioria dos músculos do corpo humano.

Conforme o secretário, as ATIs possuem importância não só para a saúde da população mas também têm uma relevância social muito significativa. “Quando as pessoas utilizam as ATIs elas estão ocupando um espaço público, proporcionando mais segurança ao local, atraindo mais pessoas para lá e consequentemente incentivando a prática dos exercícios à outras pessoas. Além disso, o projeto também favorece as pessoas que por um motivo ou outro, não podem frequentar uma academia. Sem contar que as ATIs deixam o espaço mais bonito, agregando também ao aspecto estrutural e urbano”, ressalta Pablo.

FUTURO

O secretário de Esporte e Recreação, Pablo Almeida Crédito: Redação

De acordo com Pablo, a Secretaria está com um projeto para 2018 que visa colocar profissionais de Educação Física para a orientação nas ATIs. “Estamos estudando a possibilidade de conseguir adquirir esse serviço pra poder possibilitar essa orientação para as pessoas. Acreditamos que com isso a gente possa ter um trabalho ainda melhor e mais completo na promoção de saúde da população. Além do equipamento esportivo ter também a orientação, avaliação e prescrição do exercício”, afirma.

Além disso, conforme o secretário há também a intenção de instalar ATIs em outras praças e bairros que ainda não possuem os equipamentos.

VANDALISMO

Os equipamentos das ATIs estão disponíveis à população e são recursos investidos em benefício de todos, porém, em alguns locais, as estruturas estão sendo depredadas. No Residencial 2000, por exemplo, partes dos aparelhos foram roubados e quebrados duas vezes. “Infelizmente esses vândalos não entendem que o que eles estão fazendo é rasgar o próprio dinheiro. Dinheiro que está sendo investido ali para o bem de todos. Pedimos aos usuários e a população em geral que nos ajudem a cuidar desses espaços e denunciem qualquer caso de roubo, depredação ou vandalismo nas ATIs, pois é um patrimônio público”, reforçou o secretário. 

Tagged with:     , , , ,

About the author /


Extra

Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Newsletter

ASSINE O EXTRA