Guarapuava, uma cidade inteligente

FOTO: Divulgação

Administrar uma cidade é pensar na evolução do ser humano, no respeito e dedicação do poder público municipal com seus cidadãos, por isso, com uma gestão moderna, planejada e comprometida com o desenvolvimento da cidade, a administração municipal de Guarapuava investe em inovações tecnológicas para facilitar a vida das pessoas e aproximar o cidadão dos serviços públicos.

Com o Aplicativo Fala Saúde, a administração municipal marcou uma nova fase na prestação de serviços na área da saúde em Guarapuava. Lançado em dezembro passado, o aplicativo orienta os usuários do sistema com acesso à agenda no setor de especialidades, onde o paciente pode visualizar o dia e horário de sua consulta; além de monitorar os atendimentos de urgência e emergência nas unidades do Trianon, Primavera e UPA Batel, para auxiliar no deslocamento àquelas com menos fila e mais médicos. O Fala Saúde ainda apresenta as últimas notícias sobre o setor da saúde no município, como campanhas de vacinação, por exemplo, e oferece ao usuário a possibilidade de avaliar os serviços de saúde através de uma pesquisa de satisfação. O aplicativo pode ser baixado em todos os aparelhos smartphones que possuem sistema android. “O Fala Saúde foi criado para ampliar esse diálogo no nosso município. Sem medo da interação e da avaliação dos usuários na área da saúde, o aplicativo nos traz mais transparência e qualidade aos serviços prestados e garante a melhoria contínua do atendimento a população, afirma o prefeito Cesar Silvestri Filho.

Aproveitando a tecnologia para aproximar os cidadãos do poder público, a Prefeitura de Guarapuava também está apoiando o desenvolvimento de um Aplicativo de Serviços Urbanos, onde o cidadão poderá comunicar, através do App o buraco na rua, a lâmpada queimada, o mato em terrenos, entre outros. De acordo com o prefeito, o cidadão vai registrar uma foto do local e inserir no aplicativo que automaticamente vai apontar a localização exata do problema a ser resolvido. “A partir desse comunicado, a solicitação do cidadão entra na programação de serviços da Prefeitura, que vai executar o trabalho e encaminhar uma resposta ao usuário com a imagem do serviço concluído”, explica Cesar Filho ao afirmar que as novas tecnologias garantem mais eficiência aos serviços públicos. “Além disso, o cidadão vai sentir que ele também é parte da administração municipal, porque precisamos da ajuda de toda a população para construir a cidade que queremos”.

Mas, com tanta agilidade e rapidez, como ficam os idosos em meio a tanta tecnologia?

Para não deixar ninguém de fora, a administração municipal também pensou na inclusão digital e está oferecendo oficinas gratuitas de Smartphones para pessoas com mais de 50 anos. Em parceria com a Celepar e Faculdade Guairacá, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social já formou mais de 200 alunos na oficina que ensina noções básicas de internet e os aplicativos desenvolvidos pela Prefeitura, além do Whatsapp e Facebook. “É mais que uma inclusão digital, é uma inclusão de cidadania, uma vez que as distâncias também são reduzidas com a tecnologia. É um direito que todos podem usufruir”, diz Cesar Filho.

Oficinas de Robótica

Aprendendo com tecnologia e inovação. É assim que os alunos dos 4º e 5º anoda rede municipal de ensino de Guarapuava têm aulas dinâmicas e interativas nas matérias de ciências, matemática, física e engenharia. A oficina de robótica é oferecida no contraturno escolar, como atividade extracurricular, na Escola Antônio Lustosa. A cada semestre, cerca de trezentas crianças criam soluções inovadoras e têm a oportunidade de desenvolver suas habilidades. De acordo com o prefeito Cesar, Guarapuava é uma das poucas cidades do Paraná que oferece aulas de robótica na rede municipal de ensino. Nosso objetivo é contribuir com o desenvolvimento educacional através raciocínio lógico e competências para a inovação. Queremos que nossos alunos estejam preparados para o futuro.

LAB – Laboratório de Ideias

Criado em 2015, o LAB é um departamento da Prefeitura de Guarapuava para fomentar o desenvolvimento tecnológico e o empreendedorismo no município. Trabalhando com acadêmicos e makers (desenvolvedores independentes), o LAB oferece oficinas e mini cursos nas áreas do design, impressão 3D e robótica, além de atuar como um mecanismo de integração e geração de startups (empresas de base tecnológica), fornecendo mentorias e capacitação para que os jovens talentos e inventores de Guarapuava consigam materializar seus protótipos.

Com o LAB, Guarapuava foi destaque nacional durante a Campus Party, a maior experiência tecnológica do mundo que une jovens geeks em torno de um festival de inovação, criatividade, ciências, empreendedorismo e universo digital. “Poucas cidades do Brasil mantêm iniciativas para incentivar a inovação tecnológica, mas aqui em Guarapuava existe uma geração de jovens que querem fazer a diferença, com tecnologia e inovação, mas para isso, precisam de incentivos a fim de que permaneçam em suas cidades, por isso temos um grande projeto para viabilizar nosso Parque Tecnológico e o Centro de Inovação Tecnológica incentivando esses novos empreendedores que estão surgindo nessa área”.

Parque Tecnológico

Com o projeto para implantação de um Parque Tecnológico em Guarapuava, a Prefeitura quer fomentar a criação de startups, produtos e tecnologias com base em inovação que gerem uma fonte completamente nova de desenvolvimento local. Em parceria com o Sebrae, universidades e o setor produtivo, o projeto está sendo desenvolvido com o apoio da Fundação Certi, a maior especialista em parques tecnológicos e ecossistemas de inovação do país.

Centro de Inovação Tecnológica

Criado para estimular o crescimento e a competitividade das micro e pequenas empresas por meio do avanço tecnológico, o Centro de Inovação Tecnológica será instalado no Shopping Cidade dos Lagos para oferecer condições para quem quiser inovar, interagir e fazer grandes negócios. Um espaço versátil e flexível, onde os talentos guarapuavanos poderão expandir suas ideias com laboratório de prototipação, coworking, salas para pequenos e médios eventos, espaços para reuniões e instalação de escritórios, além da oferta serviços adaptado às condições e necessidades dos empreendedores locais.

Novo Parque de Iluminação Pública

A Prefeitura de Guarapuava também está trabalhando com o novo projeto de iluminação pública para o município. Desenvolvido por meio de uma Parceria Público Privada (PPP), a proposta é utilizar a tecnologia a favor da modernização e economia. Entre as melhorias estão a troca de 27 mil lâmpadas de vapor de sódio, por lâmpadas de LED, em todas as ruas das vilas, bairros e distritos da cidade. “Com as lâmpadas de LED teremos maior luminosidade, além da grande economia de energia na conta de luz do município. A expectativa é que com essas novas lâmpadas, que têm durabilidade, em média de 15 anos, vamos conseguir uma redução de 60% na conta de iluminação pública de Guarapuava, explica Cesar Filho que também é vice-presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) na área temática de concessões e Parcerias Público-Privadas. “A iniciativa de utilizar a parceria público privada para esse tipo de projeto é muito inteligente, porque a economia que faremos na conta de iluminação pública vai pagar todo o investimento da troca das lâmpadas. Não existe nenhum custo adicional para a população ou para a Prefeitura. Além disso, o projeto também prevê a instalação de 120 câmeras de segurança que serão instaladas nos locais de maior circulação de pessoas e nos locais apontados pela Polícia Militar como pontos de maior criminalidade. Tudo isso vai criar um ambiente que proporcionará muito mais segurança para a população”.

Lixeiras Subterrâneas e Coleta Mecanizada

Guarapuava mais uma vez sai na frente e faz história como a primeira cidade do Paraná a utilizar a tecnologia a favor do meio ambiente. Na última semana, a Prefeitura começou a instalar lixeiras subterrâneas na cidade, em locais com alto fluxo de pessoas e comércios, como restaurantes, lanchonetes entre outros, justamente pelo grande volume de lixo produzido e descartado incorretamente. Estamos falando da maior tecnologia que existe atualmente para a coleta de resíduos sólidos. Quem passar pela rua não verá o depósito de lixo, que ficará abaixo do solo, armazenado em estruturas metálicas. Nossas praças, calçadão e demais locais do Centro serão ainda mais valorizados, pois as lixeiras se adequarão ao ambiente, sem afetar as belezas naturais dos locais. A coleta será realizada diariamente por caminhões mecanizados. Toda essa novidade reafirma Guarapuava como uma cidade moderna e inovadora”, orgulha-se Cesar Silvestri Filho.