Tanaka  

Coluna do Tanaka

TIO
O final de semana em Guarapuava, setor/político, veio à tona até em redes sociais, a volta triunfal do empresário/jornalista Guaracy Almeida Ribas, o Tio Guará, ao PDT, partido aonde ele começou. À época, eu nem sabia que existia Guarapuava, o TITE como era chamado no futebol nos idos de 60, era o fera do partido do Brizola ao lado de gente que virou prefeito, vereador, dono de televisão etc…, como o Luiz Fernando Ribas Carli, um bioquímico que teve sucesso como prefeito e dono da rádio 92/FM; Cleto Tamanini, de funcionário da Receita Estadual a vereador, por sinal é um carequinha louco de inteligente; o PDT de Bóris Martins que sempre acompanhou o Guaracy e a pergunta já está na boca do povo: Será que o Borico volta ao brizolismo também ou se mantém fiel ao grande chefe? Além do Guaracy voltando ao ninho pededista, outros guarapuavanos estão na mesma sigla, casos de Luiz Ciunek, metalúrgico/sindicalista dos bons e Valmor Garcia, ex-radialista, gaúcho que sempre pula de galho em galho (na política), enfim, todos apadrinhados pelo deputado estadual Marcio Paulik, amigão do Nego da T. Ouvi de amigos o seguinte, ali na Sorveteria do Chiquinho: O Guaracy tinha que ser o prefeito dessa cidade. Como não o conheço, perguntei ao advogado Jair Ramos, o porquê disso. A resposta veio na hora: "Ele é o CARA, é o que mais entende de política". Acreditei naturalmente.
ENTRA E SAI
Na indicação do deputado estadual Artagão Júnior, entra na direção do NRE – Núcleo Regional de Ensino – unidade Guarapuava e região, o professor Marlon Pires, com ótimas referências, como pessoa competente, eterno amante da educação, estudioso, de fácil diálogo e nesse quesito os seus colegas vão gostar. Em resumo é o CARA na área educacional. Sai da direção o Professor Valdir Kukelcicki, não menos inteligente e de fácil comunicação. Aliás, o VK é vereador também e ligado politicamente ao Prefeito Cesar Filho. Contribuiu de forma positiva nos últimos dois anos na direção do Núcleo e sai de cabeça erguida. É que as mudanças sempre são bem vindas. Mas que dá saudades da professora Laurinha Bastos na direção do NRE, dá, concordam?
BOMBAS
Diariamente o povo recebe noticias supreendentes, de políticos ou não, relacionadas a investigações, corrupções, lavagens e desvios de dinheiro/vivo e isso virou rotina no Brasil da presidenta Dilma. Hoje qualquer criança sabe o que é Lava-Jato, CPI,s que normalmente viram em pizza e aí por diante. No final de semana surgiram noticias do Tribunal de Contas do Paraná e foi mencionado o nome do ex-presidente Artagão de Mattos Leão. Esse cidadão pelo que comentaram, é de um caráter indiscutível, de personalidade firme e de uma honestidade a toda prova. Ouvimos nos Cafés da Rua 15, que o pai do deputado Junior, provará o contrário do que insinuaram sobre ele, calando a boca dos que "lançaram, ao bel prazer" tal notícia. Como não conhecemos o Leão/Pai, vamos aguardar as investigações que não tem prazos para concluir.
GAECO
Temos um respeito com o GAECO desse País, incluindo Guarapuava. Vejo ali pessoas (policiais e MP) que, ao investigarem Câmaras Municipais, Prefeituras, Assembléias Legislativas, Políticos em geral, quando SUSPEITAM que alguma coisa está errada em desfavor do povo, o fazem com fundamentos, com investigações que se arrastam há anos e munidos de provas, aí denunciam. Os denunciados, evidente, se estiverem com a consciência tranquila não devem temer e perante os Tribunais se defenderão.
PENSEM
O Gaeco vasculhando (papéis contábeis e os caixas/2) de órgãos públicos, de clubes, de pessoas/políticos e aí por diante, perguntamos, será que "ACHAM" algo irregular?  Dos clubes esportivos e sociais de Guarapuava, de Câmaras Municipais, Prefeituras, Igrejas (Mitras), de Pastores, Sacerdotes, nossa, quanta coisa a investigar no Brasil. Lógico que nem sempre é encontrado algo de errado, mas, em caso positivo, todo mundo vai para a Justiça. Haja réus, haja audiências.
VEREADORES
O povo ligou no Jornal Extra, falou com o Tanaka e indicou prováveis candidatos a vereador de Guarapuava ano que vem: hoje citamos o Urbano Borges, Corretor de Imóveis; advogados Luciane Melhem ou esposo, Milton Tiepollo, Antonio Lídio e Pachequinho; alguém será indicado pela família Losso; Toninho Gúnia, um trabalhador na área leiteira na localidade/Invernadinha e o médico Orlando. Pessoas de bem, sem dúvidas. Hoje ser político, com o desgaste deles, dizem, não é um bom negócio. Mas o salário mensal fala mais alto amigos, verdade?
MATOS
Guarapuava é a terra da família Mattos Leão e o destaque politicamente é o deputado estadual Artagão Junior. Referimos no subtítulo MATOS, porque a cidade está coberta de matos e entulhos. O questionamento é  de quem é a responsabilidade pela limpeza? Alguns dizem ser da SURG ou Prefeitura. Outros afirmam que é da conta dos proprietários dos terrenos baldios e que são muitos. A PMG manda limpar e debita "X" valor na conta do IPTU. Parece que isso já existe e é legal. O que interessa é a limpeza geral de uma cidade que se apregoa como um paraíso. De quê?
ESPORTE
Destaque para o esforço dos batelinos no campeonato paranaense da 2a divisão de profissionais. Atletas querem classificar o time para  2016 na divisão especial ao lado de Coritiba, Londrina e Atlético Paranaense. O treinador Juresco e seus auxiliares com a retaguarda de um grupo trabalhador pensam da mesma forma, acreditamos. No futsal o CAD vai bem obrigado. E as demais modalidades amadoras, como estão em Guarapuava? Tenho visto falar e bem das escolinhas de natação/municipal para adolescentes.
DESTAQUE
O Tanaka destaca na edição desta semana, pelos bons serviços prestados a Rádio Cultura e Diocese, o jornalista Jorge Teles, que também é um dos diretores da instituição. Me contaram que o Jorge faz parte de um grupo/veterano da Emissora. Há anos, além do Teles, trabalhando ali, os locutores Luis Góis, Toninho de Oliveira, Dirceu Silva, Carbone, Rui Marcos de Lima e Dariel Valentim. Na Rádio Difusora também tem alguns amigos da velha guarda, casos do Celso Pinheiro, J. Maria, J. Carlos e o Augustinho Thomaz da Rosa. Na 92, o Lobo continua dando alfinetadas nos atuais políticos da Prefeitura. E o craque da latinha (microfone) Claudio Aguiar está aonde dando o seu recado? Cadê o DJ Cesar Vieira, bom de papo e possuidor de uma voz bem postada? Pessoas que fizeram e fazem histórias na comunicação.