Agricultura

WinterShow: depois de quase dez anos de pesquisa, nova cultivar de cevada será apresentada

Em sua 16ª edição, o evento é considerado o maior em cereais de inverno do Brasil
Segundo os pesquisadores, a nova cultivar está em fase de homologação e seus resultados prometem ser promissores (Foto: Divulgação)

A 16ª edição do WinterShow, maior evento de cereais de inverno do Brasil, traz várias novidades, que não estão restritas apenas à programação do evento. Na Estação de Cevada, além de falar sobre o manejo para altas produtividades, os pesquisadores da Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária (FAPA0 – apresentarão ao público uma nova cultivar.

Muitos apreciadores de uma boa cerveja não imaginam, mas para obter um produto de qualidade é necessária muita pesquisa, trabalho este que começa no campo.

Durante quase uma década, o programa de melhoramento da FAPA trabalhou para o desenvolvimento de uma nova variedade de cevada que respondesse aos anseios dos cooperados da Agrária no que diz respeito à produtividade e atendesse as particularidades exigidas pela indústria para a fabricação de um bom malte. Foi assim que nasceu a Imperatriz.

Segundo os pesquisadores, a nova cultivar está em fase de homologação e seus resultados prometem ser promissores. Entre os principais diferenciais estão seu porte adequado, que a torna menos suscetível ao acamamento, e sua grande tolerância a doenças como Mancha em Rede.

"Durante o WinterShow iremos difundir as características da cultivar, seu comportamento no processo de pesquisa e experimentação e compará-la com as demais variedades que trabalhamos hoje", comenta Noemir Antoniazzi, pesquisador da FAPA.

Serviço:

WinterShow 2019 – Estação Cevada

Terça-feira (15)

Das 13:30 e às 15:30

Quarta-feira (16)

Das 14:00 às 16:00

Local: FAPA – Colônia Vitória – Entre Rios, Guarapuava-PR