Visita Técnica à Ervateira Verdelandia

A equipe da Secretaria Municipal de Turismo realizou uma visita técnica à propriedade Vovô Egon, e fábrica, ambos de propriedade da empresa de erva-mate, Verdelandia, pioneira no processo e erva mate à vácuo no Paraná.

Atuante no ramo desde 1985, a Verdelandia é uma empresa familiar que possui muita experiência, além de um visão empreendedora, destaque no ramo de atividades turísticas e produções diferenciada com seu produto, a erva-mate. Além, dos produtos comumente comercializados, pesquisa e desenvolve-se no ramo da gastronomia, da inovação, feiras e eventos.

Como a erva-mate, que é cultivada em nossa região, desde os povos indígenas, e devido ao clima, solo, altitude, e demais fatores naturais, muito propícios para a planta, é considerada uma das melhores ervas do mundo. Presente até mesmo em nossa bandeira, desde 1935, quando foi criado o brasão da cidade de Guarapuava. É um produto que se mostra um dos pilares da agricultura e das tradições da cidade.

Turisticamente, Esse ramo tem muito a oferecer.  Além da comercialização do produto em si, esta opção, pode propiciar uma experiência completa ao turista, Do campo à cuia. Na propriedade da Verdelandia, as ervateiras, tem estruturas, para que o visitante conheça, desde as plantações da erva, diretamente in natura, até a linha de produção na fábrica e a degustação e experimentação dos produtos.

A importância deste produto se dá não só pelo faturamento de renda, e giro econômico que proporciona, a nível regional e além, mas também, por ser algo que incentiva as tradições, a cultura Guarapuavana dos povos que aqui vivem, preserva a história e traz algo tão necessário nos dias de hoje, a interação, e integração social e cultural, que um boa roda de chimarrão e conversa pode proporcionar.