VINÍCOLA DELL MONT: sejam bem-vindos e sintam-se em casa!

Dentro da série de reportagens mostrando as particularidades das principais vinícolas da região nesta edição apresentamos a Dell Mont.

E, não foi por acaso que Bituruna se tornou a capital do vinho paranaense, pois não basta apenas ter boas vinícolas, mas também é preciso uma linha de produção de vinhos que começa numa boa qualidade e o cuidado com os parreirais.

Na Vinícola Dell Mont, localizado na comunidade Linha Rosário, o visitante além de degustar um bom vinho, provar a fruta no pé, sente o ar, o clima de mata, atrelado a uma propriedade típica europeia, da Serra Gaúcha, de origem italiana. Paisagens e um ecossistema autossustentável, onde as pessoas aliviam seu estresse e renovam suas forças.

A Vinícola Dell Mont iniciou sua história em 1927, quando o casal Germano e Filomena Sandi deixaram a cidade de Antonio Prado-RS, para migrarem para a Colônia Santa Bárbara, hoje Bituruna-PR.

O casal veio juntamente com outras famílias de origem italiana, que para está região implantaram os primeiros parreirais e assim deram início a produção de uvas e vinhos.

Um dos filhos, Deonilson conta que no início o objetivo era produzir uvas e vinhos somente para o consumo da família, com o aumento pedidos de vinhos e a conquista de novos consumidores, a partir dos anos de 1970 a renda dos Sandi passou a ser basicamente da produção de vendas de vinhos.

Em 2007 conseguimos o registro da marca Dell Mont junto ao Ministério da Agricultura. Dando assim as possibilidades que o nosso vinho chegasse as diferentes regiões do Paraná e outros estados, comenta o vinicultor. A propriedade produz basicamente as qualidades de uvas Bordô e Niágara.  Outras qualidades são a Casca Dura, Isabel, Carlin e Ceitel.      

No seu próximo passeio vá a Bituruna e visite a Vinícola Dell Mont, na Rota do Vinho, localizada apenas seis quilômetros do centro da cidade.