‘Vem Ler’: projeto estimula o hábito da leitura nos guarapuavanos

Como uma espécie de corrente do bem, livros são deixados em locais estratégicos da cidade

Projeto Vem Ler, iniciado em 2013, que faz um convite a todos os guarapuavanos a compartilhar o gosto pela leitura, é mais uma iniciativa de fazer com que a população possa trazer para o seu dia a dia o hábito de ler e compartilhar livros. 

Segundo a diretora da Casa da Cultura, Rosevera Bernardim, responsável pelo projeto, o objetivo é expandir o gosto literário por meio de empréstimos de livros, que é realizado nos terminais de ônibus de Guarapuava, por exemplo.  

Os livros ficam localizados em locais estratégicos, e todos que circulam podem desfrutar desse mundo mágico da leitura, mesmo com a correria do dia a dia. 

A gente aproveita os livros que vêm de doação também para deixar nesses espaços, todo dia 25, pra gente criar esse hábito [da leitura] nas pessoas. Ela tá passando encontra um livro com um bilhete dentro para ler e repassar o livro, explicou Rosevera. 

Ao escolher seu livro e realizar o empréstimo, o leitor deve efetuar a sua devolução no mesmo local, assim que concluir sua leitura. Também pode pegar o livro no Terminal da Fonte e, depois de ler, deixá-lo no Terminal do trevo (ou vice-versa). Além desses locais, os livros são deixados também em hospitais, na agência do trabalhador, entre outros lugares. 

A ideia, segundo Rosevera, é a pessoa pegar um livro, ler e deixar em outro local para outra pessoa ler e continuar a corrente da leitura. A pessoa que encontrar o livro deve saber que ele não foi deixado ali por acaso. Ela vai se inteirar do projeto e se tornar mais um elo dessa corrente. 

(Foto: Luca Soares/Extra Guarapuava) Para a diretora da Casa da Cultura, Rosevera Bernardim, livro bom é aquele que circula

 

A gente conta o que é o projeto esqueça um livro. Fizemos até um marca página pra deixar junto pra gente fazer com que isso se prolifere de uma amaneira que não precise só poder público fazer. A pessoa pode, no dia 25, deixar um livro [ali]. Bacana encontrar isso, com um bilhete também, assim vai passando o livro pra todo mundo. 

Para a diretora, que diz que livro bom é aquele que circula, e não fica pegando poeira nas prateleiras, ações como essa são importante para o incentivo da leitura da população. Estamos levando a leitura para um público que muitas vezes não tem tempo de ir até a Biblioteca. Além de realizar sua leitura enquanto aguarda seu transporte, as pessoas podem fazer também a doação de livros, finaliza Rosevera.

Entretanto, o sucesso do projeto ainda não deu retorno, isso de acordo com Rosevera Bernardim. Os livro deixados nos terminais de ônibus, possuem uma plaquinha dizendo leve, leia e devolva. Porém, muitos não são devolvidos.

A gente tá batalhando bastante, a gente tá tendo bastante dificuldade porque as pessoas levam e não devolvem.  Muitos chegam até a tentar vender no sebo. A gente fica triste, porque a gente quer fazer um projeto bacana e acaba se perdendo um livro, desabafou. 

Nada que desanime a incansável professora A gente vai continuar batalhando, até um dia ter uma resposta melhor, porque, até agora, ela não foi, assim, satisfatória, finalizou a diretora.