Vacina contra a Febre Amarela ainda está disponível em Guarapuava

As unidades de Pronto Atendimento do Batel, Primavera e Trianon não realizam a vacinação

Em Guarapuava, o combate ao vírus da febre amarela continua sendo prioridade, principalmente após um caso da doença ter sido identificado em um macaco na região recentemente. Diante disso, a Secretaria de Saúde está disponibilizando mais de 600 doses da vacina aos guarapuavanos.

Segundo o secretário de Saúde, Celso Goes, este ano haverá reforço da vacina para crianças de 4 a 7 anos de idade. Pedimos aos responsáveis que levem os pequenos até o posto de saúde mais próximo para tomarem a segunda dose. Também lembramos à população para que procurem as unidades de saúde com sua carteirinha de vacinação e cartão SUS, destacou o secretário.

Para pessoas com mais de 7 anos, a dose da vacina é única. Quem nunca tomou, deve procurar um posto de saúde e realizar a prevenção.

De acordo com a secretaria de Saúde, a doença pode contaminar macacos e humanos, desde que a pessoa infectada esteja sem a vacina. Entretanto, a transmissão é feita somente pela picada do mosquito haemagogus sabethes, nas áreas silvestres, e nas áreas urbanas pelo mosquito Aedes Aegypti.

O enfermeiro do departamento de epidemiologia da 5ª Regional, Tiago Kanarek Santos, lembra que com as férias, muitas pessoas vão para o interior, regiões com mato, florestas, locais com mais mosquitos. O Estado monitora os macacos e sempre quando é notificado sobre a morte de alguma espécie, são coletadas amostras para que seja identificado se na região há circulação do vírus, disse.

Lembrando que, em Guarapuava, nenhum caso de febre amarela foi diagnosticado. Porém, para manter este quadro, é necessário que a população esteja atenta a prevenção e aos sintomas.

A doença pode ser confundida com uma virose, por apresentar sintomas como febre, dor de cabeça, mal estar e dor atrás dos olhos. Mas com o passar dos dias, a situação pode se agravar, levando à internação e até a morte. Após a vacina, o corpo precisa de 10 dias para produzir anticorpos, então a pessoa ainda corre risco de ser infectada, completou o enfermeiro.

No município, todas as UBS (Unidades Básicas de Saúde) estão disponibilizando a vacina, para a faixa etária entre 9 meses e 59 anos, com exceção da unidade do Feroz. Para se imunizar é necessário apresentar a carteira de vacinação, cartão do SUS e um documento com foto. As unidades de Pronto Atendimento do Batel, Primavera, e Trianon não realizam a vacina.