Unicentro recebe pesquisador da Stanford University

Rodrigo Barbosa e Silva, formado em Análise de Sistemas na Unicentro está cooperando com projetos estratégicos em Inovação e Tecnologia no serviço público paranaense

Rodrigo é pós-doutorando em Políticas Públicas para Educação, na Stanford University (Estados Unidos) e cientista do Lemann Center, um dos mais importantes centros educacionais do mundo.

De acordo com Rodrigo, o empreendedorismo, a modernidade, as oportunidades abertas pelo desenvolvimento acelerado de tecnologias deve ser acompanhado da formação de massa crítica para compreender o que acontece no mundo. O Brasil forma pessoas com incrível capacidade técnica, ressaltou Rodrigo.

Sobre Guarapuava, conheci formandos da Unicentro em projetos de ponta do mundo. Eu trabalho para que pessoas com enorme capacidade técnica, que estudam e criam tecnologias digitais, participem das discussões públicas sobre o desenvolvimento da nossa cidade, estado e país. A melhor forma dessas ideias se tornarem reais é pelas Políticas Públicas. Precisamos participar mais da concepção e da execução do futuro do Brasil, comenta Rodrigo.

Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento e Inovação, Sandro Abdanur, Guarapuava está se transformando em termos de tecnologia de alto nível e é importante iniciar parcerias com as universidades locais e de fora.

Entre as pautas discutidas estão a organização na cidade de um seminário, no mês de outubro, sobre a chamada Internet da Coisas (Internet of Things, em inglês), que busca a conexão de objetos do cotidiano com a rede mundial de computadores.

Rodrigo está envolvido ainda em um programa de capacitação de Governança Digital no Paraná, que deve ser lançado neste semestre.

De acordo com reitor, a trajetória de Rodrigo deve servir de inspiração para outros jovens.