Terrenos baldios tomados pelo mato são um problema para os moradores de Guarapuava

De acordo com a Secretaria de Habitação, quase 700 imóveis já foram notificados

Quem passa pelas ruas da região central da cidade já percebeu o quanto o mato faz parte da paisagem, ocupando terrenos baldios. São lotes, muitas vezes, inteiros, em cenas de puro descaso, tomados pelo matagal. Claro que a responsabilidade pela manutenção e limpeza dos terrenos baldios é do proprietário do imóvel. Porém, a prefeitura tem, e deve, como intervir. Basta denunciar.

Em diversas localidades da cidade, é possível encontrar terrenos baldios tomados por mato e sujeira. Por diversas ruas, nossa reportagem flagrou imóveis em estado de abandono. Em alguns pontos, o mato presente nos terrenos baldios chega a invadir a calçada prejudicando a passagem de pedestres.

Está cada vez pior. O mato fica muito alto e isso atrai bicho, sem falar do mau cheiro também. Já entrou cobra, escorpião e ratos em meu terreno. Escorpião em casa, comenta o aposentado, que não quer se identificar com medo de represálias do proprietário, vizinho de um dos terrenos baldios.

O aposentado, que não conhece o dono do imóvel, sugere que a limpeza é importante para garantir segurança não só à sua família mas a todos os moradores. Ele deveria se preocupar com isso e manter limpo. Tenho sobrinhos e netos pequenos e isso é um perigo para as crianças brincar perto desse mato, reclama.

Secretaria – De acordo com o secretário de Habitação e Urbanismo, Flávio Alexandre, a prefeitura vem agindo fortemente, trabalhando muito, para combater esse problema, porém, a capacidade operacional da Surg não dá conta de atender a demanda, sem deixar de lado outras prioridades. Estamos tentando o mais rápido possível fazer as notificações e autuar essa pessoas, disse o secretário.

Estrutura física – Flávio Alexandre fez questão de explicar como funciona todo o processo da estrutura física. De acordo com ele, a fiscalização não é de ofício. Ou seja, a prefeitura só age quando é chamada a atuar. A prefeitura não sai por aí fiscalizando, olhando os terrenos baldios com mato.

A gente aguarda a pessoa entra no site da Ouvidoria, ou ligar no 156 e denunciar o terreno que está sujo. A Ouvidoria em caminha a denúncia para a secretaria de Habitação, que, em seguida, encaminha a denúncia para a fiscalização, explicou Flávio.

Ainda de acordo com Flávio Alexandre, são os fiscais quem têm o poder de polícia. Eles vão até o local, fotografam o terreno sujo, notificam o proprietário ou responsável e dão a ele um prazo para a regularização. Caso o proprietário (ou responsável) não atenda a notificação, ele é multado em R$ 800.

Temos quase 700 terrenos multados. Quando o proprietário for olhar, vai ver a multa lá. Outra situação é que a Surg limpa o terreno e depois cobra do dono do imóvel. Lembrando que a multa tem reincidência e fica no cadastro do cidadão, não tem como reduzir e nunca prescreve, alertou Flávio.

(Foto: Luca Soares/Extra Guarapuava) Flávio Alexandre adverte a população para que denuncie na Ouvidoria situações irregulares