Sindicato Rural promove Dia de Campo com cultivo de noz pecã

Em Guarapuava cerca de 30 propriedades já produzem a iguaria ao natural como amêndoa, óleo, na produção de doces e na culinária. Foto: João Muniz

A reportagem do Jornal Extra Guarapuava acompanhou na manhã de ontem quinta-feira (25), o Dia de Campo promovido pelo Sindicato Rural de Guarapuava, que apresentou o cultivo e manejo das nozes, conhecida como Noz Pecã. Os trabalhos de apresentação foram conduzidos pela equipe do Viveiros Pitol de Anta Gorda-RS. O engenheiro agrônomo, Julio Cesar Farias Medeiros disse que o insumo mais importante na produção agrícola é a informação e o conhecimento. Estamos apresentando uma alternativa de produção nas propriedades, que tem um potencial de consumo que só aumenta a cada ano. Como amêndoa, nozes, na gastronomia e na produção de doces, salientou Julio. De acordo com ele a Noz Pecã produz um óleo muito parecido com o azeite de oliva, muito apreciado nos restaurantes. Guarapuava é uma das regiões onde a cultura de Nogueira Pecã mais se adaptou, com clima típico de frio. Atualmente o mercado chinês é um dos que mais consome este tipo de produto, lembrou o Engenheiro Agrônomo. O plantio de árvores pode ser intercalado com outras lavouras, como erva mate, cítricos e na criação de animais.

 

PROPRIEDADE REFERÊNCIA

O empreendedor Geraldo e sua esposa Sueli Ceccon abriram as portas da sua propriedade no Vale do Jordão aos visitantes. Ele que cultiva a Noz Pecã, com 1,2 mil pés, numa área de 30 hectares de terra. Este já é o 4º ano de investimento no cultivo de Noz Pecã. Temos muito ainda que aprender, mas é preciso ter amor e persistência para chegarmos ao resultado final que é a colheita, onde estimamos que deverá acontecer em dois anos, comentou Geraldo Ceccon. Ele destaca que a lavoura exige um pouco de cuidado no controle de formigas, com a vantagem de utilizar pouca mão de obra. No seu caso são dois funcionários que cuidam do manejo na propriedade. O diretor da Viveiros Pitol, Leandro Pitol disse que a cultura de Noz Pecã é uma excelente alternativa de renda para as propriedades rurais. Com baixo custo de produção, sendo que seu plantio pode acontecer nas áreas de reserva legal, intercalando com árvores nativas, com isso preservando o Meio Ambiente, frisou ele. Lembrando que a planta é de origem americana e foi trazida para o Brasil há mais de 100 anos.

Confira alguns momentos do dia de campo aqui.


Trator é com a Nova Máquina

 Os produtores rurais de Guarapuava e região podem contar com a linha de tratores da Yanmar/Solis, nas modalidades que vão de 37 a 90 CV, na versão 4×4. A empresa possui unidades e representantes, em Guarapuava e Irati-PR.