Simepar prevê um inverno menos rigoroso e com pouca chuva

Estação, que começou nessa sexta (21) e vai até 23 de setembro, inicia com tempo estável

Segundo a previsão do Sistema de Meteorologia do Paraná, a estação entra sem chuvas e ensolarada na maioria das regiões. Há condições para formação de nevoeiros ao amanhecer nas regiões Centro-Sul, Metropolitana de Curitiba e Campos Gerais.

Hoje, o tempo deve ficar encoberto em Guarapuava e Rio Negro e parcialmente nublado na capital, Litoral, nas regiões Central, Centro-Sul, Sul e Norte Pioneiro. O sábado prossegue sem chuvas, com leve aumento das temperaturas. No domingo o sol deve predominar em todo o Estado, com temperaturas entre 8 e 27 ºC.

Segundo o Simepar, o inverno deve ser ameno, pois a temperatura média do ar deverá ficar acima do comportamento climatológico normal. Embora se caracterize como a estação mais seca, é provável que neste ano seja ligeiramente mais chuvoso, sobretudo em julho. Estão previstos períodos prolongados sem chuva quando predominarem massas de ar frio e seco. Ondas de calor devem ser mais frequentes em agosto e setembro.

Ainda segundo o Simepar, o fenômeno El Niño continua influenciando o clima na Região Sul, e, com isso, reduzindo as chances de geadas. Porém, o deslocamento eventual de intensas massas de ar frio pode causar geadas e queda acentuada nas temperaturas, principalmente nas regiões Sul, Centro-Sul, Centro e Campos Gerais.