Meio-Ambiente

Secretaria do Meio Ambiente e Surg alertam sobre descarte incorreto de lixo

O objetivo da SURG e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente é o de manter a cidade limpa e executar ações de preservação ao meio ambiente
(Foto: Secom)

São quatro equipes trabalhando na fiscalização e orientação dos moradores na cidade. Mesmo assim, a alta produção diária de lixo, aliada ao descarte incorreto desses materiais colaboram para a formação de um cenário preocupante em alguns locais do município.

Um dos pontos onde a destinação incorreta de lixo é frequente fica no bairro Santana. Em um local específico da região foram realizadas três limpezas em menos de um mês.

Entre os materiais descartados com frequência estão pneus, televisão e resíduos sólidos.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Celso Araújo, os próprios moradores têm feito denúncias à Secretaria sobre as ocorrências. Ações estão sendo promovidas para evitar o descarte incorreto e promover a educação ambiental.

A coleta do lixo reciclável em Guarapuava segue o cronograma dos operadores ecológicos. Já os resíduos sólidos e orgânicos podem ser levados pelo caminhão de coleta da Surg, que passa semanalmente nos bairros.

Para aqueles que geram um volume significativo de descarte de lixo, o recolhimento do material pode ser solicitado pelo telefone 153, número que também recebe denúncias.

Confira o cronograma da coleta seletiva:

Segunda-feira – Centro (a partir das 8h); Santa Cruz (Tarde); Entre Rios (dia todo)

Terça-feira – Trianon (tarde); Entre Rios (dia todo); Cristo Rei, Bonsucesso e São Cristovão (tarde)

Quarta-feira – Centro (a partir das 8h); Batel (tarde); Vila Carli (tarde) ; Entre Rios (dia todo)

Quinta-feira – Vila Buck (manhã); São Cristovão (manhã) Bairro dos Estados, Bonsucesso (rodoviária), Praça da Fé e Núcleo Padre Chagas (tarde); Entre Rios (dia todo)

Sexta-feira – Centro (a partir das 8h); Santana e Alto da XV (manhã e tarde)