Saúde no Campo: quase dois mil moradores do interior de Guarapuava já foram atendidos

O programa já realizou mais de 1.750 consultas, mais de 1.200 visitas de agentes comunitários e mais de 200 procedimentos de enfermagem

Medicamentos, guias, pastas, estetoscópio, jalecos, medidor de pressão e outros diversos materiais são colocados pela manhã dentro de uma Kombi, estacionada na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Distrito do Entre Rios. Faça chuva ou faça sol, o veículo, ocupado por seis profissionais da Prefeitura, dá partida para uma jornada de até 200 km por semana para levar mais saúde para as áreas do interior de Guarapuava.

Esta é a rotina intensa da equipe de saúde, parte do programa municipal Saúde no Campo, que faz cerca de 600 atendimentos, por mês, em postos volantes, que são estruturas descentralizadas de atendimento à população, sendo três sediados em espaços da Prefeitura e outras dois cedidas por Associações de Moradores locais.

Conforme explica o secretário de saúde, Celso Góes, o objetivo do Saúde do Campo é estar perto também de quem mora longe. Os moradores do interior precisam e merecem nosso comprometimento e nosso programa é a concretização disso, ressaltou

O programa nasceu em outubro de 2018 e é destinado às famílias que devido a dificuldade de acesso, não conseguem se deslocar para postos de saúde em regiões centrais ou distritos. O atendimento é garantido por uma equipe formada por um médico, enfermeiro, duas agentes comunitárias de saúde, técnica de enfermagem e um motorista. Eles percorrem o trajeto de estradas de chão e áreas rurais em até cinco comunidades do interior: Banhado Grande, Banhados, Manequinho, São José e Paiol de Telha.

Desde implantação do programa foram realizadas mais de 1.750 consultas, mais de 1.200 visitas de agentes comunitários e mais de 200 procedimentos de enfermagem.

A maioria das pessoas é de baixa renda e sobrevivem da agricultura. Para elas, o deslocamento até uma unidade central é uma dificuldade grande. Por isso, vamos até o posto volante e as pessoas já estão nos esperando. Além do atendimento preventivo como vacinas, consultas e pequenos procedimentos também oferecemos serviços de programas que temos com crianças, gestantes e famílias, afirmou o médico da Estratégia Saúde da Família, Napoleão Claro de Oliveira Filho.

O serviço dos profissionais funciona de forma integrada: enquanto os pacientes aguardam para serem atendidos pelo médico, a pré-consulta é realizada pela técnica de enfermagem e o enfermeiro. Simultaneamente, as agentes comunitárias de saúde estão nas estradas da região levando, de porta em porta, os resultados dos exames para aqueles que não conseguem se locomover até o posto volante.

Fazemos visitas domiciliares constantes e, todas as vezes, somos recebidas muito bem. Garantimos a entrega do resultado dos exames e a continuidade do atendimento médico aos pacientes que precisam, destacou a agente comunitária de saúde, Ana Cláudia da Silva Rocha Costa.

As regiões atendidas são mapeadas segundo a demanda de cadastros no Sistema Único de Saúde (SUS). Nos postos volante, as consultas buscam sempre apresentar soluções imediatas para os pacientes.

Procuramos resolver o problema de uma forma que o paciente não precise ir até a cidade. Mas, quando necessário, agilizamos tudo que é possível para que tenhamos resultados satisfatórios nos procedimentos. Trabalhamos sempre para alegrar, facilitar e melhorar a qualidade de vida das pessoas. Fazemos isso com muito amor, finalizou o médico Napoleão.