Saúde

Psiquiatra fala para jovens da Vila Carli

Cerca de 120 estudantes participaram da palestra sobre depressão e suicídio, com foco na prevenção
Doutor Kleber com a garotada, em noite de muita informação para eles (Foto: Cristina Rocha Sens)

O médico psiquiatra Cleber Ferreira falou do seu projeto ‘Viva a Vida’ para jovens do colégio estadual Padre Honorino João Muraro, na noite da última segunda-feira (02). Cerca de 120 estudantes participaram da palestra sobre depressão e suicídio, com foco na prevenção.

Segundo o psiquiatra, foi uma noite muito especial, com uma conversa batante esclarecedora, quando várias dúvidas dos alunos foram tiradas. “A atenção e a participação deles demonstra o quanto é um assunto que precisa ser tratado com seriedade, e estou feliz por poder dar esta contribuição”, disse o especialista.

O diretor da escola, professor José Joelson, classificou a palestra como “excelente”. “Deve ter clareado muitos pensamentos, pois já tivemos entre os alunos casos de automutilação e tentativas de suicídio”, destacou.

Projeto – Por meio do projeto Viva a Vida, de forma voluntária, o médico tem ido às escolas da rede pública de Guarapuava para falar com os alunos sobre depressão e suicídio. O objetivo, de acordo com o projeto, é levar informações e ajudar a prevenir atos extremos contra a própria vida. “Minha intenção é que as pessoas saibam identificar sinais de depressão e assim possam indicar ou buscar ajuda médica”, explicou Kleber.

No Brasil, os casos de suicídio aumentaram 30% entre os jovens nos últimos dez anos, e esta é a segunda causa de morte entre este público.