Programa Educa Juntos vai ajudar os municípios a melhorar índices gerais na Educação

Objetivo é promover ações entre Estado e cidades para garantir ensino de qualidade nas redes municipais

A proposta é ampliar o suporte técnico e pedagógico e promover ações colaborativas entre Estado e municípios para garantir o ensino de qualidade nas redes municipais de ensino. O Governo do Estado vai investir R$ 100 milhões no programa ao longo de três anos.

Esta é a primeira vez que o Estado dará suporte pedagógico aos municípios, com a oferta de formação continuada aos professores, de materiais didáticos para alfabetização e disponibilização do Prova Paraná para avaliar os estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental.

O Paraná tem cerca de 382 mil alunos matriculados na educação infantil e aproximadamente 653,5 mil nos anos iniciais do ensino fundamental, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). São cerca de 8,7 mil estabelecimentos de ensino e 72,3 mil professores nos 399 municípios.

O deputado Artagão Júnior enalteceu o programa. É uma iniciativa inovadora do governo e estamos otimistas na adesão dos municípios, que além de receberem recursos específicos para o funcionamento do programa estarão se juntando a este projeto abrangente que visa o desenvolvimento da Educação do Estado como um todo.

Trabalho Conjunto – Segundo o secretário da Educação, Renato Feder, mesmo sem obrigatoriedade na participação, todos os municípios paranaenses já demonstraram interesse em aderir ao programa. O Educa Juntos tem ações práticas que integram os municípios e o Estado. Vamos construir juntos o material de alfabetização, o Estado vai oferecer as provas para conferir o quanto os alunos estão aprendendo e também a tecnologia que temos na rede estadual, explicou.

Ações – Entre as ações previstas pela Secretaria da Educação está o fornecimento às redes municipais de um material complementar de apoio didático, focado na alfabetização para os 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. É um material de qualidade, contemplando os objetivos de aprendizagem e conteúdo de cada fase, conforme o previsto no Referencial Curricular do Paraná. A ação deve beneficiar 255 mil alunos.

Os municípios também terão acesso a instrumentos de avaliação, como a Prova Paraná (para 2º e 5º anos do ensino fundamental), Fluência (2º ano) e o Sistema de Avaliação Educacional do Paraná – Saep (2º e 5º). Eles funcionarão como uma ferramenta pedagógica para cada escola, que usará seus resultados para entender mais detalhadamente o que os alunos estão aprendendo e o que não estão e, assim, definir ações direcionadas para melhorar a aprendizagem. Cerca de 255 mil alunos farão as avaliações.

Os professores, pedagogos, gestores das escolas e as equipes técnicas municipais passarão por formações continuadas, com foco no aprimoramento profissional. Serão três formações por ano, para 800 pessoas em cada. Além disso, a Secretaria da Educação vai reconhecer e premiar as pastas municipais que tiverem as melhores práticas pedagógicas e alcançarem os melhores resultados no programa.