Programa Despoluir faz campanha de conscientização em Guarapuava

Uma iniciativa da CNT e Sest/Senat para promover a sustentabilidade da atividade transportadora e a saúde de motoristas de transportes de cargas

Quem passou pelo Posto Copas na BR 277, em Guarapuava na última quarta-feira (4), pode acompanhar e participar de mais uma edição do programa Despoluir. Um Programa Ambiental do Transporte que completou, em 2019, quatorze anos, que surgiu numa iniciativa da Confederação Nacional do Transporte (CNT) e o Sest/Senat. Nossa preocupação é com o Meio Ambiente e saúde dos motoristas do Paraná, em especial hoje de Guarapuava. Nosso desafio é fazer com os profissionais tenham uma boa saúde, com isso teremos um trânsito mais seguro nas estradas, destacou o presidente da Fetranspar e Sest/Senat-PR, Coronel Sergio Maluceli. As ações foram de aferição veicular, exames médicos, higiene bucal, cortes de cabelos e orientações de trânsito. O programa tem como objetivo apoiar a atividade transportadora no Brasil, contribuindo para o desenvolvimento sustentável. A sua capacitação em boas práticas e o seu engajamento na multiplicação de conhecimentos, com isso ter a diminuição de impactos adversos na natureza e a obtenção de um transporte cada vez mais limpo e eficiente. Participaram da ação a prefeitura, Sesi, Faculdade Guaraicá e imprensa local.

REPRESENTATIVA

   O prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, participou da ação e falou a reportagem da importância destas campanhas de conscientização. Destacando o número expressivo de profissionais que atuam neste setor do município e cidades vizinhas. Ações como estas fortalecem ainda mais o setor, além da profissionalização e o cuidado com a saúde dos motoristas, enalteceu Cesar Filho. O gestor destacou a sua expectativa quanto a construção da nova sede do Sest/Senat no município, uma obra orçada em R$ 25 milhões, com 1,9 mil m², com mais de 5 mil m² de área a ser utilizada pelo Sistema S. Estiveram presentes do evento, o vice-presidente da Fetranspar e do Sindicato, Carlos Antonio da Silva, o gestor do Sest/Senat de Guarapuava, Paulo Afonso, a Técnica de Promoção Social, Fernanda Aparecida, coordenador do Despoluir, Paulo Adriano Jacomel e o Técnico de Formação Profissional, Samuel Sydor.