Prefeitura lança programa de planejamento familiar ‘Nossa Família Guarapuava’

Objetivo é prevenir e evitar as consequências e complicações de uma gravidez não planejada ou indesejada

A Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Saúde, lançou o Programa de planejamento familiar Nossa Família Guarapuava, que tem como objetivo promover educação e assistência em contracepção, com métodos modernos, visando prevenir e evitar as consequências e complicações de uma gravidez não planejada ou indesejada.

Dados da Secretaria Municipal de Saúde mostram que, dos 3059 bebês nascidos em 2018, cerca de 60 % deles são frutos de gestações indesejadas. Segundo o prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, a gravidez indesejada gera uma série de consequências que não se referem somente à saúde. Ela gera problemas afetivos, emocionais e pode desencadear problemas cognitivos na criança no início de sua vida disse Cesar.

Com o programa, o prefeito acredita que Guarapuava terá uma nova perspectiva em relação ao planejamento das famílias. Vamos vivenciar daqui para frente uma nova realidade, dando para aqueles que desejam ter filhos à condição e o direito de tê-los e para aqueles que desejam não ter mais, dar condições de que suspendam esse processo, diminuindo a mortalidade infantil e auxiliando nas políticas públicas de saúde, enalteceu o prefeito.

De acordo com o secretário de Saúde, Celso Goes, ao todo serão 11 métodos oferecidos aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), tais como barreira, contraceptivos de longa duração, métodos hormonais injetáveis e definitivos.

Estamos implantando hoje um projeto que surgiu de uma demanda que bate a porta das nossas UBS todos os dias. O projeto já está funcionando na Clínica da Mulher e, a partir de hoje, com o lançamento e treinamento da equipe, se estende a todas as nossas 33 UBS como uma política pública, enfatizou o secretário.