Prefeitos da região de Irati propõem aquisição de hospital pelo Estado

Aproveitamento da estrutura do Agnus Day seria para atendimento oncológico

Estratégias para fortalecer o atendimento oncológico de Irati e dos municípios abrangidos pela 4ª Regional de Saúde foram debatidas, poucos dias antes do fim do ano, com o secretário de Estado da Saúde Beto Preto. A principal pauta foi a demanda apresentada pelos prefeitos para que o Estado adquira a estrutura do hospital Agnus Day, em Irati.

Fizemos a proposta para que o Estado adquira este hospital, que tem uma estrutura nova, com centros cirúrgicos, e que seja adaptado aos serviços oncológicos, fazendo pequenas cirurgias, biopsias e demais acompanhamentos relacionados ao tratamento do câncer, disse o prefeito de Inácio Martins e presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS/Amcespar), Junior Benato.

O orçamento para a compra do hospital gira em torno de R$ 12 milhões. A Secretaria de Estado da Saúde, no entanto, possui o projeto para a construção do centro de especialidades do consórcio, cujo orçamento gira em torno de R$ 7 milhões. A nossa ideia é que o Estado foque na aquisição do hospital e que construa uma parte em anexo para ser o centro de especialidades, reforçou Benato.

O deputado Artagão Júnior ressaltou a importância de o Hospital Erasto Gaertner estar à frente dos atendimentos e elogiou a organização dos prefeitos da CIS/Amcespar. O parlamentar também garantiu empenho na busca de recursos complementares.

Se fôssemos construir uma obra nova, com certeza seria mais cara e demoraria mais tempo. Com a estrutura do Agnus Dei pronta, tudo fica mais rápido. Também nos comprometemos, como parlamentar, a ajudar na busca dos recursos necessários para a concretização do projeto, garantiu Artagão Júnior.

O prefeito de Irati, Jorge Derbli, destacou que cerca de 180 atendimentos oncológicos são realizados mensalmente. Tenho certeza que poderíamos atender muito mais pessoas de Irati e região. Acredito que estamos no caminho certo.

Segundo Beto Preto, que é favorável à proposta, uma vistoria técnica no hospital Agnus Day será realizada. Vamos também acionar a Paraná Edificações para sabermos de todo o processo técnico e para que tenhamos um estudo de viabilidade, complementou o secretário, convocando uma nova reunião para fevereiro de 2020.