Política

Prefeitos da região de Irati propõem aquisição de hospital pelo Estado

Aproveitamento da estrutura do Agnus Day seria para atendimento oncológico
Deputado Artagão Júnior garantiu empenho na busca de recursos complementares (Foto: Divulgação)

Estratégias para fortalecer o atendimento oncológico de Irati e dos municípios abrangidos pela 4ª Regional de Saúde foram debatidas, poucos dias antes do fim do ano, com o secretário de Estado da Saúde Beto Preto. A principal pauta foi a demanda apresentada pelos prefeitos para que o Estado adquira a estrutura do hospital Agnus Day, em Irati.

“Fizemos a proposta para que o Estado adquira este hospital, que tem uma estrutura nova, com centros cirúrgicos, e que seja adaptado aos serviços oncológicos, fazendo pequenas cirurgias, biopsias e demais acompanhamentos relacionados ao tratamento do câncer”, disse o prefeito de Inácio Martins e presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS/Amcespar), Junior Benato.

O orçamento para a compra do hospital gira em torno de R$ 12 milhões. A Secretaria de Estado da Saúde, no entanto, possui o projeto para a construção do centro de especialidades do consórcio, cujo orçamento gira em torno de R$ 7 milhões. “A nossa ideia é que o Estado foque na aquisição do hospital e que construa uma parte em anexo para ser o centro de especialidades”, reforçou Benato.

O deputado Artagão Júnior ressaltou a importância de o Hospital Erasto Gaertner estar à frente dos atendimentos e elogiou a organização dos prefeitos da CIS/Amcespar. O parlamentar também garantiu empenho na busca de recursos complementares.

“Se fôssemos construir uma obra nova, com certeza seria mais cara e demoraria mais tempo. Com a estrutura do Agnus Dei pronta, tudo fica mais rápido. Também nos comprometemos, como parlamentar, a ajudar na busca dos recursos necessários para a concretização do projeto”, garantiu Artagão Júnior.

O prefeito de Irati, Jorge Derbli, destacou que cerca de 180 atendimentos oncológicos são realizados mensalmente. “Tenho certeza que poderíamos atender muito mais pessoas de Irati e região. Acredito que estamos no caminho certo”.

Segundo Beto Preto, que é favorável à proposta, uma vistoria técnica no hospital Agnus Day será realizada. “Vamos também acionar a Paraná Edificações para sabermos de todo o processo técnico e para que tenhamos um estudo de viabilidade”, complementou o secretário, convocando uma nova reunião para fevereiro de 2020.