Paraná não terá mais vacinação contra a febre aftosa; entenda porque

Enquanto aguarda o reconhecimento, feito pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), como área livre da febre aftosa, o estado não terá mais vacinação contra a doença, que se encontra erradicada. A imunização do mês de maio, ao que tudo indica, será a última.

Foi o que disse o secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, em mais um fórum regional – Paraná Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação – ocorrido na Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro), nesta terça (21).

É uma possibilidade real, concreta, se nós quisermos, e acho que queremos, essa agora de maio é a última vacinação que estamos aplicando nos bovídeos (bois e búfalos) aqui no Paraná e se, se Deus quiser, isso evoluindo, a gente vai com competência comercial vender mais a nossa produção para o mundo, declarou Ortigara.

Para o secretário, após muito empenho, o reconhecimento da luta pelo fim da vacinação veio, enfim. Depois de ter feito o dever de casa, e ter passado com louvor, aqui no Paraná, ano após ano, depois de buscar duas auditorias feitas pelo ministério da Agricultura, que é a autoridade sanitária do Brasil, eles [do Ministério da Agricultura] reconheceram nossa organização, nossa capacidade de ação, os riscos baixos que temos, as possíveis vantagens que temos nessa retirada da muleta da vacina”, disse.

 Ainda segundo Ortigara, é importante mostrar para todos a importância do fim das vacinações. Nós estamos mostrando isso nos eventos, reunindo lideranças dos agricultores, dos técnicos da agroindústria, do meio político para mostrar a possiblidade de avanço que nós temos com o fim da vacinação contra a febre aftosa”, acrescentou.